A Jaqueta de Couro de Cervo (Le Daim/Deerskin)

em

2019 ‧ Comédia/Terror ‧ 1h 17m

The Story so far:

In France, a man, down on his luck, is in a path to fulfill his dream and make a killer movie.

Sinopse:

Na França, um homem completamente falido, persegue seu sonho enquanto tenta produzir um filme.

Crítica:

A Jaqueta de Couro de Cervo (Le Daim/Deerskin) é um excelente filme mas passou desapercebido pelo público. Mesclando drama, suspense/thriller e pontualmente elementos de comédia, de forma muito equilibrada, o roteiro é fantástico e o desenvolvimento de tantos gênero permite uma trama é focada e ágil.

O desenvolvimento dos personagens é bem marcado permitindo ao público criar empatia por eles e se interessar pelas relações estabelecidas na trama. O filme chama a atenção de forma positiva ao optar por uma narrativa não linear da história.

Tecnicamente o filme é muito bom. A caracterização dos personagens e a ambientação são geniais e a fotografia se utiliza do cenário para criar um filme belíssimo. Esteticamente o filme é positivamente diferente e instigante.

A Jaqueta de Couro de Cervo (Le Daim/Deerskin) é um drama consistente, encorpado pelos componentes de um complexo thriller e pontuado por elementos de suspense, realismo fantástico e em certa medida, comédia. A direção mantém o filme focado na trama e no desenvolvimento dos personagens. O roteiro é brilhante porém tem um desenvolvimento lento.

O filme tem somente dois personagens relevantes para a trama. Jean Dujardin (Georges) interpreta um homem deslocado socialmente, sem lanços afetivos ou alguma estabilidade afetiva ou financeira. A atuação de Dujardin é fantástica e intensa, demonstrando frustração, angústia e uma completa dissociação da realidade com realidade impressionante.

Adèle Haenel interpreta Denise, a segunda protagonista. Denise é introduzida na trama de maneira sutil e inicialmente parece uma personagem pontual; contudo, a medida que a trama progride, Denise se torna a segunda personagem mais importante do filme e neste momento a atuação de Haenel brilha, dando vida a uma personagem obstinada, com um sonho que a torna independente do personagem de Dujardin.

Quentin Dupieux, incontestavelmente o diretor e roteirista que melhor traduz a ideia de cinema do absurdo. Seus filmes são reflexivos, exploram elementos éticos, eróticos e de uma forma geral são disruptivos devido as tramas complexas e pautadas por uma realidade fantástica.

Os filmes de Dupieux, apresentam uma estética singular e sutil, sendo necessário prestar atenção a detalhes de posicionamento de câmera, iluminação e escolhas de conflitos, sempre optando por lidar com um mundo quase dual, onde um personagem esta em direto conflito com outro, mesmo que mais elementos estejam em cena.

Dupieux tem predileção por filmes que transitam em mais de um gênero. Comédia, drama e suspense são a base da trama. Esta multiplicidade de opção tornam o filme cativante pois mantém nossa atenção presa constantemente e tentando entender qual o foco da história.

O roteiro é focado no desenvolvimento dos personagens e na organização da trama, que ocorre de forma não linear, ampliando a complexidade da história e permitindo ao elenco desenvolver diferentes camadas de atuação.

Veredito:

A Jaqueta de Couro de Cervo (Le Daim/Deerskin) é um genial e provavelmente um clássico moderno. O roteiro, apesar de prender nossa atenção, seja pela história ou pelos elementos fantásticos que, pontualmente introduzem componentes de violência, tende a se estender para desenvolver a visão estética e a fotografia; isso provoca uma alteração no ritmo da história, por vezes prejudicando o filme.

Alguns pequenos excessos e extravagância ajudam bastante a trama mas em alguns momentos tornam o filme cansativo. Para compensar, as atuações são fantásticas e dão vitalidade e potência a uma história quase irrepreensível.

O filme tem fortes elementos fetichistas que dominam as relações entre os protagonistas mas nada ofensivo ou chocante.

O filme é um representante perfeito do cinema do absurdo e deve agradar uma audiência que busca um filme inteligente, que cobre diferentes gêneros como suspense e drama com toques de uma violência cômica.

Nota: 4/5

Avaliação: 4 de 5.

Sugestões de Filmes semelhantes:

  • O Peso do Talento (The Unbearable Weight o Massive Talent 2022)
  • Eles Clonaram Tyrone (They Cloned Tyrone 2023)
  • Loucos por Justiça (Riders of Justice 2020)
  • Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (Everything Everywhere All at once 2022)
  • O Sacrifício do Cervo Sagrado (The killer of the Sacred Deer 2017)

Share:

Deixe um comentário