Assassino Por Acaso (Hit Man)

em

16 2023 ‧ Comédia/Ação ‧ 1h 55m

The Story so far:

A mild mannered professor, helps the local police posing as a hit man, every now and then; until the day he gets envolved with a woman who tried to enlist him.

Gary (Glen Powell) is a normal guy trying to find a meaningful connection.

Sinopse:

Um professor bem-educado, ajuda a polícia local se passando por um assassino de aluguel, de vez em quando; até o dia em que se envolve com uma mulher que tentou alistá-lo.

Jasper (Austin Amelio), Phil (Sanjay Rao) and Claudette (Retta): the law

Crítica:

Assassino Por Acaso/Hit Man é uma boa comédia com elementos pontuais de drama que ajudam a organizar os personagens e melhoram a qualidade da trama. O resultado é um filme irregular, que pode agradar quem busca somente uma diversão honesta e um filme agradável.

O desenvolvimento dos personagens é bem marcado permitindo ao público criar empatia por eles e se interessar pelas relações estabelecidas na trama. O roteiro é uma adaptação romantizada da vida do protagonista; isso cria uma situação inusitada pois, se tratando da vida de uma pessoa normal, o filme busca um equilíbrio entre os fatos e as licenças poéticas, o que torna o filme irregular.

Tecnicamente o filme é bom com ótimos efeitos práticos e uma ótima caracterização dos personagens.

Assassino Por Acaso/Hit Man pode ser considerado uma comédia irregular, com alguns elementos de drama. Existem elementos de thriller policial que são melhor explorados que outros aspectos mas da forma inconsistente. A direção mantém o filme focado na história e consegue construir um bom desenvolvimento dos personagens. O roteiro é bom mas irregular e existem momentos que se repetem, deixando o filme cansativo.

Glen Powell (que tenta se qualificar para o papel de Batman/Bruce Wayne na reorganização do universo cinematográfico da Dc) e Adria Arjona são jovens atores, com as respectivas carreiras sustentadas pelas boas atuações em séries e filmes. 

Powell é sem dúvida um ator regular, tendo se destacado na continuação de TOP GUN: MAVERICK, o que lhe rendeu espaço para almejar papeis melhores. Contudo em Assassino Por Acaso/Hit Man a atuação dele não chega a empolgar enquanto Arjona apresenta uma atuação mais consistente, merecendo destaque entre os protagonistas.

Porém o melhor personagem do filme, assim como a melhor interpretação, cabe a Austin Amelio, cujo personagem pode ser considerado o antagonista principal da trama. Mesmo com uma participação mais limitada (com uma presença mais marcante nos dois arcos finais do filme), Amelio se destaca por uma personagem intenso e carismático, traduzindo com precisão a ideia do policial corrupto.

Richard Linklater é um ótimo diretor, responsável por alguns dos meus filmes preferidos (Fast Food Nation, The Newton Boys e a trilogia Before) além de ser um dos poucos profissionais com a competência necessária para trabalhar diferentes gêneros; da comédia reflexiva (Suburbia) que marcou uma geração, passando pela ação, culminando em dramas (Boyhood) existenciais.

Contudo, para Linklater trabalhar, ele precisa ser criativo, o que não acontece em Assassino Por Acaso/Hit Man por se tratar de um roteiro adaptado. Glen Powell e Skip Hollandsworth e o próprio diretor romantizaram a vida do protagonista e, apesar de algumas licenças poéticas (justamente a parte criativa do filme e o que há de melhor na história), o que temos é uma história linear, sem atrativos ou uma trama muito elaborada.

Sem se comprometer inteiramente com um gênero, o filme não estabelece nenhuma sequência específica de humor, drama, ação ou mesmo aventura. O roteiro se torna um entrelaçado de acontecimentos sem muita relevância, cuja única linha organizadora é a presença dos protagonistas. O resultado geral é positivo mas este não é um filme memorável.

The many faces of a Hit Man

Veredito:

Assassino Por Acaso/Hit Man é uma comédia leve, sustentada por atuações regulares, um verniz muito superficial de drama (importante para dar alguma sustentabilidade para o desenvolvimento dos personagens) e boas e inteligentes reflexões sobre nossos papeis sociais e a busca por uma ideia de felicidade.

Um bom filme para quem aprecia uma comédia baseada em conflitos inteligentes e inversões de status sociais. Deve agradar quem busca uma história diferente para o gênero; contudo, qualquer filme na nossa lista de sugestões é melhor e mais engraçado que este.

Nota: 2,5/5

Avaliação: 2.5 de 5.

Filmes semelhantes/Similar Movies:

  • Argylle – O Superespião (Argylle 2024)
  • Os Caras Malvados (Bad Guys 2022)
  • O cara certo (Mr. Right 2015)
  • Sete Psicopatas e um Shih Tzu (Seven Psychopaths 2012)
  • Confissões de uma Mente Perigosa (Confessions of a Dangerous Mind 2002)

Share:

Deixe um comentário