O Jardim dos Desejos (Master Gardener)

2022 ‧ Thriller/Romance ‧ 1h 51m

The Story so far:

A man with a dark past is trying to sow the seeds of love.

Sinopse:

Um homem com um passado sombrio tenta semear uma nova vida.

Crítica:

O Jardim dos desejos/Master Gardener é um bom drama com excelentes elementos de suspense e um final empolgante. Uma história de redenção que se utiliza de analogias e metáforas, algumas muito evidentes outras sutis, para descrever a trajetória dos personagens. O resultado é um filme sólido, destinado a um público que aprecia dramas com uma boa história e não se importam com um ritmo lento.

O desenvolvimento dos personagens é bem marcado permitindo ao público criar empatia por eles e se interessar pelas relações estabelecidas na trama.

Tecnicamente o filme é muito bom. Uma ótima iluminação, excelente uso de câmeras e a caracterização dos personagens da credibilidade as atuações.

O Jardim dos desejos/Master Gardener é um drama consistente; a trama se beneficia de elementos pontuais de suspense e ação. A direção mantém o filme focado na trama e no desenvolvimento dos personagens. O roteiro é muito bom e não linear mas tem um desenvolvimento lento.

Joel Edgerton, um ator regular. Dependendo do personagem, Edgerton consegue extrair excelentes atuações (como é o caso em The Stranger, The Green Knight e Zero Dark Thirty). Dramas e personagens fortes e obstinados parecem ser o forte deste ator e neste filme temos uma maravilhosa. Edgerton demonstra frieza e controle emocional esperados.

Sigourney Weaver é uma atriz completa, cpaz de atuar em comédias, filmes de ação e terror com a mesma competência. Ela consegue se destacar em dramas e neste filme, apesar de um papel mais secundário, ela demonstra força e competência.

Quintessa Swindell pode ser considerada a segunda protagonista do filme. Uma jovem atriz que extrai o melhor que pode de uma personagem limitada.

Paul Schrader é um ótimo diretor e roteirista com uma preocupação estética marcante, um estilo de direção singular (facilmente identificável pala opção dos conflitos familiares, escolha na construção não linear dos personagens e enquadramento e câmera que acompanham os atores) e um controle completo de seus filmes, o que incluí a participação no roteiro.

O trabalho mais reconhecido dele é o ótimo Cat People (A marca da Pantera), um filme seminal de 1982. O trabalho de Schrader, tem as raízes ligadas a este filme que ele também dirigiu e escreveu. O que vemos é a predileção por personagens femininas fortes, um tema que sempre tem como base os conflitos familiares e o uso preciso de flashbacks. Existem alguns filmes que desviam do drama como Dog Eat Dog mas isso prova a qualidade do diretor em assumir filmes arriscados.

O roteiro de O Jardim dos desejos/Master Gardener é consistente e chama a atenção pelos detalhes na construção dos personagens.

Veredito:

O Jardim dos desejos/Master Gardener é um bom drama com elementos sólidos de suspense. Os personagens não são bem construídos, faltam certos elementos de credibilidade no desenvolvimento deles; contudo as atuações são fantásticas, principalmente o controle emocional demonstrado por Joel Edgerton e a fúria contida de Sigourney Weaver.

A direção de Paul Schrader é competente e eficiente, sabendo conduzir a trama sempre em um crescente em eventos e intensidade. O filme tem uma bela fotografia e a trama, construída através de flashbacks, complementa os elementos de drama de forma eficiente.

Um ótimo filme para quem busca um drama consistente.

Nota: 3,5/5

Avaliação: 3.5 de 5.

Sugestões de Filmes semelhantes:

  • Muito Além do Jardim (Being There – 1979)
  • Uma vida Singular (One Life – 2023)
  • Tolkien 2019
  • Genio indomável (Good will Hunting 1997)
  • A última sessão de Freud (Freud’s last session 2023)

Share:

4 comentários Adicione o seu

  1. Weaver sempre uma atriz completa. É uma pena que a indústria do cinema coloque em segundo plano atrizes fantásticas que deixam de ser jovens.

    Outro dia comentei que da mesma que os anos 80/90 foram fantásticos para a música; o mesmo aconteceu no cinema.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Filmose disse:

      ela foi meu primeiro crush

      Curtido por 1 pessoa

      1. O meu foi o alien. hahahaha

        Curtido por 1 pessoa

    2. Filmose disse:

      Ela é uma ótima atriz e tem um legado de bons filmes. Infelizmente, como você apontou, caiu vítima do etarismo.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário