Parasita (Parasite)

The story so far: Kim and his family are poorly educated and down on their luck for a long period. Altough they work hard for a few bucks they don’t much to improve their lives. But one day, the whole family engages in one plot to reach a higher ground.

MV5BMTQwYzljNTUtZDlhNi00NDZkLThjN2YtMmM3MzJiNGQxODM4XkEyXkFqcGdeQXVyNDE5MTU2MDE@._V1_
A luta de classes, as diferenças sociais, a dependência tecnológica e a diferença de entre jovens e velhos estão presentes em Parasita e a proposta do diretor em apontar estas diferenças se faz presenta na primeira tomada do filme.

Sinopse

Kim e sua familia são pessoas com pouca educação e vivem em uma maré de azar potencializada pela falta de estudos e desinteresse em buscar melhores trabalhos. Presos a pequenos bicos eles tem dificuldades para se manter. Mas um dia, toda a família cria uma trama para melhorar de vida e galgar novos patamares sociais.

MV5BYTRmM2JmZDYtMTg3NC00ZDI5LWEwY2EtMzlkYTBjYWVhMTYxXkEyXkFqcGdeQXVyNDE5MTU2MDE@._V1_

Crítica

Parasite\Parasita é um filme denso, sua relevância vem da forma orgânica com que os temas aparecem na trama, uma história que mistura comédia, dramas pessoais, conflitos sociais, tecnológicos, geracionais e afetivos.

A pluralidade de assuntos abordados torna o filme longo; contudo, ao mudar de foco com frequência, especificamente para contar a história através de um de seus complexos personagens, a narrativa se torna ágil obrigando a mantermos a atenção constantemente.

Através deste artifício, a história parece estar sempre mudando, trazendo novos elementos que obrigam a uma reflexão e de forma ativa prende a nossa atenção.

Outro componente atraente na história é a maneira como os diferentes gêneros contidos no filme se alternam. A comédia transita para o drama e estes elementos oscilam para o suspense e a critica social mordaz com sutileza.

A genialidade do filme esta na forma como cria uma falsa sensação de estabilidade através das desventuras dos protagonistas induzindo ao erro e forçando o pensamento que sustenta que a narrativa se manterá inalterada, leve e contida.

Joon-ho Bong é um diretor sul coreano que com um talento incomum; sua competência e sensibilidade permitem que crie historias nos mais variados gêneros. Filmes de terror, comédias, dramas e suspenses são opções acessíveis a ele.

Porem existe um elemento que permeia todos esses gêneros quando escritos por Bong. Existe uma constante em suas histórias que podem ser vistas em Okja, Snowpiercer, Barking Dogs never Bites e O hospedeiro (suas obras mais conhecidas e com melhor aceitação) entre outros.

Bong acredita em desenvolver histórias que exponham elementos de conflito entre a natureza humana e afetos mais primitivos. Algo que nos leva a por d lado nossa racionalidade e agir por instinto e forte emoção; tal elemento fica muito claro em duas obras anteriores: Snowpiercer e O Hospedeiro, enquanto são mais sutis, por vezes apresentados de forma cômica nos demais filmes.

Em Parasita/Parasite estes conflitos aparecem na forma das diferenças sociais, acadêmicas e culturais, geracionais e tecnológicas sendo que esta de forma mais periférica.

O roteiro do filme é de Bong com  Han Jin Won. Ambos trabalharam juntos em Okja e Won tem experiência como diretor de unidade secundária, uma habilidade importante para um roteirista pois permite que lide com problemas de continuidade  assim como possibilita que escreva tendo um entendimento mais global de como a cena será filmada.

O roteiro não chega a ser complexo. A trama de certa maneira ja foi contada de uma forma ou de outra. Mas a forma atual e a competência com que cobre diferentes temas e gêneros é o maior destaque.

MV5BMmE4NWFkMDItNGQ1MC00ODY2LWFiNGYtNDY4OTQ0MTU1MmI1XkEyXkFqcGdeQXVyOTUwMTM3NzU@._V1_

O Filme tem essencialmente dois protagonistas, dois antagonistas e um elenco de suporte que atua para sustentar o embate entre estes quatro personagens.

O filme não se pauta por efeitos especiais nem desponta na maquiagem. Estes componentes aparecem mas de forma tangencial, não fazem parte da narrativa. A direção de fotografia ficou atenta e descobriu cenários interessantes como as casas das familias (que criam uma ilusão interessante de ascensão e declínio moral e social) e , ruas e vielas assim como contrapontos.

MV5BMGJkYWRlMmItMTE3My00MzhhLWE1YjktMDA2MDEyMGVmOTM4XkEyXkFqcGdeQXVyNDE5MTU2MDE@._V1_

Kang-ho Song e Woo-sik Choi (interpretando Kim Ki-taek e Kim Ki-woo respetivamente) lideram a familia Kim em uma empreitada audaciosa. Interpretando pai e filho, são os principais responsáveis pela organização da trama. Seus personagens tem as mais significativas mudanças e a evolução de ambos se da em sentido oposto enquanto um parte da comédia para a tragédia o outro trilha o caminho inverso.

Yeo-jeong Jo e Sun-kyun Lee interpretam os Park, juntamente com Ji-so Jung e Hyun-jun Jung que atuam como os filhos do casal. Inicialmente é facil confundir os Park com os antagonistas mas a família é somente um meio, um mcguffin- um objeto ficticio que serve para ligar a trama. Eles interpretam uma familia estereotipada da elite sul coreana.

Hye-jin Jang e Park So-dam são as mulheres da familia Kim. Sensivelmente mais competentes e equilibradas que os homens da familia. Jang e So-dam são sensiveis em suas interpretações e as tragédias que permeiam as vidas delas servem para equilibrar o elemento mais cômico em suas contra partes.

Jeong-eun Lee é a antagonista do filme. Sua postura de confronto se forma de maneira sutil e surge da mudança entra a subserviência e a necessidade de sobrevivência.

Veredito.

MV5BNWQwMDIxOGUtMGQxNi00Y2NlLWE2YzMtNWQ3NWEwNzNhYTNmXkEyXkFqcGdeQXVyNjU1NzU3MzE@._V1_SY1000_CR0,0,685,1000_AL_

Terminator: Dark Fate puts the best of all previous movies (including Genesys) in one cohesive story. By doing so, James Cameron uses the timeline shift, to adjust and include every single movie in a lengthy action packed film that may restart the franchise, altough it may not be required.

Camaron and Miller put a well tought movie together by bringing along the best characters, unmodified in its core (the main driving ponts) but heavily evolved and amplified so they can fit in the new storyline.

This movie is a must see if you are above 40 and grew up wishing you could blow up the terminator. It is full of great action scenes, great punch lines and jokes and full on drama. The make up and special effects alone make this movie wirth seeing. If you a new to the Terminator franchise go back to the first 2 movies then jump right to this one.

Exterminador do Futuro: destino sombrio é possivelmente o melhor filme da franquia. Comparável ao impacto dos dois primeiros filmes, combinados em uma história um pouco longa mas renovada e filmada de forma competente. Um filme para os velhos fãs da franquia!

Se você não conhece o filme original sugiro que volte e assista aos dois primeiros antes de assistir a este!

Merece/Scores 5 out of 5 Plotting stance

giphy.gif    giphy.gif giphy.gif    giphy.gif

giphy.gif

1 comentário Adicione o seu

  1. Esta semana, uma colega de origem russa falou muito bem desse filme coreano.
    Infelizmente, não consegui encontrá-lo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s