Bacurau ( @bacuraufilme #bacuraufilme)

em

The story so far: In a future not so far away; the city of Bacurau, deep into the brasilian cerrado (akin to the african savana) struggles to survive during a political crisis. Cought between a rock and a hard place, the population of Bacurau unites to survive.

Sinopse

Em um futuro próximo, os habitantes da pacata cidade de Bacurau se veem no meio das disputas politicas locais. Tentando sobreviver, a população da cidade se une contra um inimigo em comum.

bacurau

Crítica

Bacurau ( @bacuraufilme) é uma mudança de paradigma no cinema nacional! O impacto do filme é de uma ordem de magnitude completamente diferente das produções contemporâneas e busca inspiração no que temos de mais original no campo: o cinema novo, nos mitos e lendas locais, na nossa origem como nação e na nossa soberania!

Bacurau contudo, não é um amalgamado de referências. Essencialmente é um filme completamente novo por unir elementos da nossa cultura de uma maneira inteiramente nova.

Podemos começar a dissecar os elementos de Bacurau pela opção de resgatar uma temática que instiga a reflexão: o mito do bandoleiro que esta ao lado do povo humilde.

MV5BM2Y2NmJmZmEtZDNiOC00YzMwLWJmNjEtZTcyMTgyMzg3MjM0XkEyXkFqcGdeQXVyMTQ5Mzc5MDU@._V1_

As referências a essa mitologia vão de Robin Hood e passam por Lampião até chegarem em Lunga, que representa a insurgência popular e a liberdade, sexual e política que existe quando se opta por lutar pelos necessitados.

Para abordar este tema, optam por resgatar elementos de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha e Morte e Vida Severina, o filme de Zelito Viana, inspirado na obra de João Cabral de Mello Neto como o isolamento geográfico, a pobreza como forma de controle social e a revolta como meio de mudança.

O filme subverte a forma como tipicamente são caracterizados no Sul e Sudeste do Brasil; os personagens nordestinos. Em Bacurau são representados por homens e mulheres de fibra moral, inteligência, com acesso à cultura e educação e com consciência ambiental.

Porém, ao mesmo tempo que moderniza os personagens, não invisibiliza outros tantos outros como prostitutas, ébrios e pessoas LGBTQ+ que tem seu lugar na nossa dramaturgia.

O filme tem roteiro e direção de  Juliano Dornelles ( @jdornelles ) e Kleber Mendonça Filho ( @kmendoncafilho ) e apresenta uma história cujo tema não é inédito, nem mesmo para produções nacionais mas tem uma abordagem inovadora que mistura elementos do realismo mágico, tragédia, comédia com uma dose de ação e aventura com uma abordagem crua da violência ( que em nada lembra os filmes de Quentin Tarantino como muitos falarão) sem que haja glorificação da mesma.

A direção ágil de Dornelles e Mendonça Filho e o controle dos mesmos da história, permite que eles conduzam o filme em diferentes direções, mantendo atento a quem assiste e instigando teorias pessoais sobre o enredo até seu final, que apesar de anti climático, encaixa perfeitamente  com a realidade na qual o filme se baseia.

O filme é tecnicamente impecável. Com o uso extenso de luz natural ele trabalha a crueza da terra em que é filmado. A direção de fotografia prima por incluir com naturalidade o cenário como um elemento importante no filme.

MV5BOWFlMWM2ZTUtMGM1NC00ZDBjLTg2MWUtNDYzNzFhMTZmNzI5XkEyXkFqcGdeQXVyMTkzODUwNzk@._V1_

Udo Kier é um ator subestimado, geralmente alocado como um vilão genérico mas é na verdade um ator intenso e dedicado a seus personagens. Alto e corpulento, Kier utiliza sua presença física intimidadora para construir um vilão intenso e cheio de nuances.

Sônia Braga ( sonia braga (@bragasonia) ) em mais um papel marcante. Braga transita entre a super lucidez e a loucura com a mesma agilidade com que se constrói como anti-heroína. Uma atuação mais intensa do que seu papel anterior em Aquarius.

Barbara Colen (https://www.instagram.com/babicolen) tem um papel fundamental no filme, sua personagem Tereza, é o principal elemento que une as histórias da cidade de Bacurau. Através de sua personagem, todas as histórias paralelas e tramas secundárias se consolidam mas ela não é a protagonista do filme somente um de seus elementos principais.

Thomas Aquino que interpreta Pacote\Acacio tem uma atuação forte, seu personagem tem um papel parecido com o de Barbara Colen, mas ao invés de ser um elemento que une as tramas na cidade, seu personagem é responsável por ligar Bacurau ao justiceiro Lunga.

Silvero Pereira que interpreta Lunga, é o outro anti-herói do filme. Sua atuação normaliza e evidência a população LGBTQ+.

Soundtrack: some bossa nova with techno sounds

Veredito.

MV5BYjg1ZTdmMDctMDA3NS00ZmY4LWFhNDEtNTFhMjBmOTJjM2M5XkEyXkFqcGdeQXVyMTkzODUwNzk@._V1_SY1000_CR0,0,680,1000_AL_

This movie will shake you to your very core. This is how deep you can go if you dive deep enough in brazilian mythology. Even under the influence of a powerfull psychotropic ( watch the movie to fully grasp this line) you will be able to feel the impact of this movie.

Bacurau possivelmente será um marco no cinema nacional em poucos anos. A crueza como o filme retrata a politica nacional, a crítica mordaz ao atual governo assim como as singelas homenagens aos heróis que morreram nos últimos anos fruto da instalação de uma política de ódio.

Um filme que precisa ser visto e divulgado. Uma obra prima que salta aos olhos como se estivéssemos sob a influência de um poderoso psicotrópico

Merece/Scores 5 Tardes boas em Bacurau

tenor tenor tenor tenor tenor

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s