Crítica: Shaft (2019) @SHAFTMovie

The story so far: Shaft still working as private investigator and now, thanks to his son he is able to deal with a bad guy that once scaped him. But to do so, he must enlist all the men from the Shaft family.

Sinopse

Shaft continua trabalhando como detetive particular e agora graças ao seu filho, poderá reabrir o caso contra um criminoso que um dia escapou dele. Mas para conseguir prender o marginal ele precisará da ajuda de todos os homens da família.

shaft-1
Shaft (Samuel L Jackson), Grandpa Shaft (Richard Roundtree) and JJ ( Jessie T. Usher). Three generations of pissed off private detectives!

Crítica

Shaft (2019 – @SHAFTMovie ) é herdeiro da série de filmes homônimos, que estreou em 1971 e se aproveitou o sub gênero Blaxploitation (baseado em roteiros e personagens negros estereotipados e super sexualizados) para se estabelecer como uma referência de filmes de ação.

Essencialmente o personagem sofreu poucas mudanças, o suficiente para a adaptação ter relevância para uma nova geração. Mas o universo que possibilitou o personagem existir se mantém: policiais corruptos, traficantes de droga, ataque as minorias e uma relação estereotipada, principalmente em relação as mulheres e a comunidade afro-americana.

Contudo, ao contrário dos filmes originais, Shaft 2019 utiliza estas características para criticar ferozmente o sistema social norte americano e o faz com piadas ou criticas sociais mordazes, se apoiando principalmente na atuação de Samuel L Jackson e na forma com que ele atualizou o personagem.

O filme tem boas cenas de ação, diálogos bem trabalhados que misturam humor ácido com reflexões sociais além de atualizar a mitologia da franquia, introduzindo um universo ampliado que envolve a construção de uma familia que orbita em torno do nome SHAFT.

600px-Shaft19_407
Equal opportunity ass whooper!

Tim Story ( @timkstory ) um diretor competente e notório por trabalhar com elenco e roteiros que valorizam a história e personagens afro-americanos. Seus filmes envolvem comédias extraordinárias como Barber Shop (2002), comédias de ação como Taxi (2004) e comédias dramáticas como Think like a Man (2012) alem de Ride Along e Fantastic Four.

Esses trabalhos o qualificaram como a única opção viável para SHAFT pois o filme é a união de todos os estilos que Story não somente domina mas como tem como referência sua própria cultura.

Story tem sensibilidade para transformar Shaft 2019 em algo mais do que um simples filme de ação. A veia cômica, que a princípio pode ser interpretada erroneamente se você assistir ao filme sem perceber que, este artifício serve para aliviar a crítica e torna-la mais acessível a todos.

Sem se preocupar com preciosismo, Story conduz o filme de uma maneira muito pragmática com um jogo de câmeras ágil.

Kenya Barris ( @funnyblackdude ) e Alex Barnow são os responsáveis pelo roteiro. Ambos tem muita experiência com séries de comedia e drama, dois elementos que ajudam a compor os principais eixos pelo qual transitam os personagens.

Tecnicamente o filme não usa efeitos especiais elaborados ou computação gráfica como principal elementos. Existem alguns clichês utilizados de forma importante pelos diretores de fotografia como filtros que tiram o brilho das cenas dando a impressão de uma realidade mais crua.

09trailers-week1-popup
Doing some investigation

Samuel L. Jackson ( @SamuelLJackson ) e  Jessie T. Usher ( @The_JessieT ) interpretam respectivamente John Shaft e John Shaft Jr pais e filho que se unem para resolver um crime cujas implicações tem raízes profundas.

Jackson, que interpreta Shaft desde 2002, repetiu sua atuação primorosa. Completamente relaxado e podendo para usar todo seu vocabulário, seu desempenho é responsável pelo bom resultado do filme. Carismático Jackson nos brinda com uma atuação impressionante.

Husher é um ator com menos experiência que Jackson mas a presença do astro não o incomoda. Usher não compete pelo protagonismo com Jackson, ele tem seu próprio espaço e uma história dramática que conduz boa parte da trama.

Richard Rountree é o nome mais importante do elenco de apoio. Como o ator original de SHAFTm sua presença no filme une presente e passado. Regina Hill (https://www.instagram.com/morereginahall/) completa o elenco de apoio integrando passado e presente do personagem principal.

Soundtrack: Can you dig it?

Trailer

Veredito.

MV5BODE1NWY5ZTctM2FjZC00YTJmLWE3NzItYmQxZmVkZWI2NDY2XkEyXkFqcGdeQXVyMTE5NDkxMA@@._V1_

SHAFT is the best action movie you will see this firts semester. I may not contain high speed chases or big flashy explosions but SHAFT is an old school action movie where you fight with the man in many levels. If you like a action movie you will enjoy this one a lot

SHAFT é o melhor filme de ação do primeiro semestre. Apesar de não ter perseguições de carro em alta velocidade (algo que parece cativar os mais jovens) ou grandes explosões, o estilo de ação old school permite a construção de bons personagens e as cenas de confronto são bem coreografadas e realistas.

Se você gosta de filmes de ação vai gostar.

Merece/Scores 4 Who is the man that would risk his neck for his brother, man? (Shaft)
Can ya dig it?

shaft 2019 shaft 2019 shaft 2019 shaft 2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s