Crítica: RocketMan.

em

The story so far: What if a little boy’s fantasy of a better life, love, recognition and nice clothes turns out to be a grown man reallity? The life of one the most tallented singers of all time told trough the songs he performed, the friends he made and the tears he cried.

Sinopse

O que aconteceria se os sonhos de um menino, que desejava, amor, carinho, reconhecimento e roupas espalhafatosas se tornasse a jornada de um dos maiores cantores de todos os tempos? Rocketman é a dramatização da vida de Elton John contada através das lágrimas que ele chorou, dos amores que viveu, de suas perdas e dos amigos que fez.

MV5BOTc0NmFhOTYtNDhkMS00ZTRiLTkzNDYtNzI5Njg0YzExZWM5XkEyXkFqcGdeQXVyOTQzMjkwNDY@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

Crítica

RocketMan é um filme envolvente que consegue, nos 5 primeiros minutos, ser mais honesto que Bohemian Rapsody em duas horas.

Considerando somente esta afirmação, já teríamos motivos suficientes para celebrar, acrescente à formula um roteiro absolutamente focado na trajetória do personagem principal, com espaço para suas tragédias pessoais, humor e interpretações surpreendentes de Taron Egerton, Jamie Bell e Richard Madden que juntos conduzem a história de forma dinâmica.

Outra característica importante de RocketMan, que o destaca quando comparado a Bohemian Rapsody, é a forma como se dá a inserção das músicas.

Ao invés de optar por uma velha fórmula (colocar as músicas durante as cenas de show ou nos estúdios de gravação) o filme opta por colocar as músicas em momentos importantes da vida de John, deixando claro que são indissociáveis para o cantor, isso amplia a sensação de realidade mágica do filme.

O realismo mágico é outro elemento importante para construção do filme. A fusão entre o real e o fantástico ocorre de forma controlada nos momentos em que há um show ou a necessidade da expressão de um profundo sentimento de angústia do filme.

A forte presença de elementos oníricos (os sonhos de uma vida melhor através da música), a fantasia por vezes indissociável da realidade (as cenas de transição entre infância, juventude e vida adulta), uma narrativa que não respeita um tempo comum por vezes com mais de um narrador e elementos misticos ( Elton HERCULES John); tudo genialmente organizado para transmitir para quem assiste a sensação de imersão e naturalidade que o filme evoca.

MV5BNjUxMTM4MmMtYTc4NC00MjFlLTkyMGItYzJhNDA2MDE1MGRkXkEyXkFqcGdeQXVyNjc0NzQzNTM@._V1_

Dexter Fletcher (@Dexfletch) é mais conhecido como ator, tendo participado de produções importantes como Band of Brothers. Seus trabalhos como diretor se resumem a 4 filmes. 

Contudo, entre eles esta Eddie the Eagle (Voando Algo 2016), um drama com elementos de comédia baseados em fatos reais, também estrelado por Taron Egerton e co-estrelado por Hugh Jackman.

Apesar de Eddie The Eagle não ter nenhum elemento que o aproxime de RocketMan, as duas produções indicam a forma que Fletcher dirigir seus filmes. Uma clara predileção por dramas que envolvem uma dinâmica familiar complexa. Sonhos sonhos inalcançáveis e barreiras intransponíveis presentes na vida de heróis frágeis, com defeitos e limitações sociais.

Fletcher pode se qualificar como um diretor competente com um go-to actor em Taron Egerton (duplas diretor-ator como Tim Burton e Johnny Deep e tantos outros rendem sucessos) e um estilo de direção pragmático e eficiente.

 

Lee Hall, o roteirista do filme, tem um histórico consistente escrevendo dramas. Seus trabalhos mais conhecidos são Billy Elliot e Cavalo de Guerra. Seus roteiros são diretos, concisos e centrados em personagens fortes e a forma como se relacionam com uma realidade opressora.

O filme não tem uma narrativa linear. Passado, presente e futuro se misturam com flashbacks para construir a história contada hora pela persona infantil, hora pelo adulto. O roteiro é absolutamente envolvente e termina cada ato com um evento significativo.

O filme é tecnicamente lindo, reproduzindo com imensa fidelidade figurino, maneirismos e shows de Elton John. Alternando takes sóbrios com os elementos fantásticos, luzes e brilhos do palco contrastam com a solidão sem glamour do backstage.

MV5BMTk3ZWQyODItZmQ2YS00MWNkLWI2MjktZDg2MGY4NjI4ZjA3XkEyXkFqcGdeQXVyOTMyOTQyNzA@._V1_SX1777_CR0,0,1777,864_AL_

Taron Egerton (@TaronEgerton and https://www.instagram.com/taron.egerton/) é um ator talhado para papeis de ação. Seu trabalho em Kingsman o destaca dentro de uma geração de atores por ser brutal e fisicamente exigente. Mas Egerton é capaz de atuar em grandes papeis dramáticos e RocketMan é a prova que que existem poucos limites para ele.

Jamie Bell (@1jamiebell) é imediatamente reconhecido por seu papel mais marcante, o jovem Bily Elliot ou por fracasso mais ressoante, como Ben Grimm, na versão mais recente de Quarteto Fantástico. Interpretando o melhor e mais longevo amigo de John, Jamie Bell ocupa seu espaço de forma tímida mas eficiente. Mesmo sendo um ator mais experiente que Egerton ele não encanta tanto.

Richard “The young Wolf” Madden ( @_richardmadden and https://www.instagram.com/maddenrichard/) ascendeu ao estrelato no papel de Rob Stark na série Game of Thrones. Em RocketMan ele interpreta o ambicioso John Reid, responsável pelos primeiros anos da carreira de John e interesse amoroso. Frio, insensível e pragmático, seu personagem é o único que rivaliza com a atuação de Egerton….if only Rob was this bad ass.

Bryce DallasHoward (@BryceDHoward) é a única personagem feminina de destaque mas seu papel, se limita a justificar os traumas sofridos pelo personagem principal. Mas sua atuação merece destaque.

MV5BM2ZkY2YzNWQtY2RlOS00M2IyLWE1MjAtMjdkMGU5ODlmYWZhXkEyXkFqcGdeQXVyOTMyOTQyNzA@._V1_SX1777_CR0,0,1777,864_AL_

Soundtrack: rock an roll !

Veredito.

MV5BMjUwMTY0NDczMl5BMl5BanBnXkFtZTgwMDczNjYwODM@._V1_SY1000_SX674_AL_

The strongest contender to best movie next Oscar! A powerfull drama, honest, funny and wel made.

O concorrente mais forte a melhor filme do ano na próxima premiação do Oscar. Honeste, sincero, engraçado e muito bem feito.

Merece 5 Happy John. Our highest score!

el el el el el

3 comentários Adicione o seu

  1. Tenho q ver! Gosto do Elton.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Filmose disse:

      Vc ficará impressionado com o filme!

      Curtir

Deixe um comentário