Crítica: Aladdin.

em

The story so far: Aladdin, a kindhearted  grifter, falls in love with Jasmine, the royal princess of Agrabah, and it is drawn into the schemes of the local vizir, the evil Jafar.

Sinopse

Aladdin, um adorável trapaceiro que vive nas ruas de Agrabah, sem querer se apaixona pela princesa Jasmine e imediatamente se vê enredado nos esquemas malignos do vizir do reino, o maligno Jafar.

MV5BNzc1ODNlOGYtZjRjYy00NWQ5LWFlNDAtZDkwNzU2YzdlY2E1XkEyXkFqcGdeQXVyNDQxNjcxNQ@@._V1_

Crítica

Aladdin é a segunda animação da Disney que se torna um live action este ano ( Dumbo foi o primeiro filme) e o próximo filme (Rei Leão) é o favorito do público para ocupar os corações de jovens a adultos, mas isso pode não ser inteiramente justo.

Aladdin é um belo filme e a adaptação, apesar de trazer elementos novos e se distanciar da animação, foi muito bem feita, mesmo com os problemas (CGI) que surgiram com a adaptação do Gênio.

A história tem sua linha condutora mantida mas permite um melhor desenvolvimento da princesa Jasmine, Jafar e até personagens de suporte como Rajah, Iago, Abu e o Tapete Mágico tem espaço para “atuar”.

MV5BZGNkNTVjZGUtN2M3My00MGEyLTg5ZmYtMTM5NWE4ZmE4MTYwXkEyXkFqcGdeQXVyNjg2NjQwMDQ@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Guy Ritchie (@realguyritchie) conhecido por seus filmes de ação ( Jogos Trapaças e dois Canos Fumegantes, Snatch, Sherlock Hoçmes- O jogo das Sombras e Rei Arthur – A lenda da Espada) foi a escolha perfeita para dirigir esta adaptação.

Aladdin é essencialmente um filme de ação, com correrias, trapaças, sleight of hands e personagens carismáticos. Ritchie é conhecido por dirigir memoráveis cenas por ruelas, usar tomadas em câmera lenta para aumentar a dramaticidade das cenas e personagens com moral dúbia mas bom coração e trapaças.

O filme, com pouco mais de 2 horas, passa muito rápido graças a forma dinâmica com a qual Ritchie trabalha.

John August (@johnaugust) e Guy Ritchie construíram o roteiro que tem como linha mestra a história contada pela Disney em 1992. Algumas atualizações foram feitas para que o filme pudesse atrair quem guarda as lembranças do desenho e um público novo. 

Outras adaptações foram feitas pelos limites da física e pela falta de mágica no mundo, algo que com certeza ajudaria bastante a produção.

Personagens como Jasmine ganharam mais tempo de tela e relevância para a história. Jafar ganha uma origem que o aproxima bastante de Aladdin e justifica sua sede de poder, o Sultão de Agrabah deixa de ser o bobo dos desenhos e se torna um personagem necessário para a trama.

August e Ritchie também acharam tempo para criar pequenas tramas para o Tapete Mágico, Abu e Iago que, apesar de ser menos vocal, tem importância para a trama, tanto quanto no desenho.

.

Tecnicamente a adaptação tem alguns problemas, principalmente devido ao uso abusivo de computação gráfica (CGI) no cenário, na construção do Gênio e nos amimais que cercam e atuam com os atores. A câmera lenta é utilizada com primor como em todos os filmes de Ritchie mas fora isso o filme segue a risca a fórmula da Disney.

Mena Massoud que interpreta Aladdin chama atenção pela simpatia que transmite e pela segurança na atuação. Por vezes canastrão, por vezes tímido e confuso, sempre alegre. Massoud é um jovem ator que deverá ter acesso a papeis mais significativos no futuro.

Naomi Scott interpreta uma Jasmine mais forte e com sérias convicções políticas. Sua nova força não a torna uma personagem empoderada comum, como tantas que surgem agora. Ela atua de forma inteligente, utilizando historicamente a liberdade que era comum no mundo árabe.

 Marwan Kenzari foi a escolha perfeita para interpretar Jafar. Independente da presença física imponente, Kenzari tem um olhar penetrante, necessário para dar ao personagem o aspecto de mago\feiticeiro importante para a história e o personagem.

Will Smith tenta sustentar sua atuação basicamente utilizando seu carisma e falha absurdamente. Apesar de bons momentos liderando as piadas, seu personagem ganhou tons mais dramáticos, o que pareceu estar além de sua capacidade de atuação.

Soundtrack: one new song.

Veredito.

MV5BMThhMTNiY2YtYzRiNi00MDgwLTg0ZTAtNmE2MGRhZjU5YmU2XkEyXkFqcGdeQXVyODc0OTEyNDU@._V1_SY1000_SX700_AL_

Aladdin is a good movie. If you enjoyed the 1992 animation and wnat your kids to have a similar experience you will like this movie a lot.

Uma comédia de ação, cheia de boas piadas e efeitos especiais interessantes!

 

Merece 4 Dancing Genies our second best score!

giphy.gif giphy.gif      giphy.gif giphy.gif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s