Crítica: Suspiria (2018)

The story so far: After arriving at a pretigious ballet academy Susie is drag into a world of chaos following the death and desappearing of ballerinas.

Sinopse

Após sua entrada em uma academia de ballet de imenso prestígio; Susan acaba sendo arrastada para um mundo de caos quando outras bailarinas começam a morrer ou sumir.

Crítica

Suspiria é o melhor filme de terror. que não precisava ser refilmado; que você verá esse ano. A produção original, dirigida por Dario Argento (o mestre do terror italiano), tem inúmeras vantagens sobre o remake.

A obra original (existe uma grande chance de você ja ter visto o filme de 77 ) era então inédita e se firmou fortemente como um filme gore (pouco violento mas visualmente marcado por excessos), a estética do filme fugia do padrão americano (notoriamente mais violente como Texas Chainsaw Massacre ou pesadamente psicológico como Rosemary’s Baby ou The Omem) assim como o roteiro que se esmerou em criar um ambiente de terror e suspense abrindo mão de clichês em favor da construção dos personagens e da organização do filme de forma não linear, aonde passado e presente se mesclam desestabilizando a atenção de quem assiste e promovendo um desconforto psicológico.

Todos estes elementos foram aproveitados e aplicados com maestria mas sem ineditismo, no remake. Isso não prejudicou o filme mas com certeza será notado por quem conhece a obra de 77. Apesar do filme ser bom restam dúvidas se o remake seguirá a ideia original de Argento que pensou Suspiria como o primeiro filme de uma trilogia composta ainda por Inferno de 80 e Mother of Tears de 07 e isso justifica a colocação do começo desta crítica.

O filme é dirigido Luca Guadagnino (@suspiriamovie), conhecido pelo espetacular Call me by your name um drama importante e pertinente por tratar de um dos temas mais importantes do cinema, o amor.

Guadagnino não tem experiência com o gênero terror mas não poderia ter escolhido um filme melhor para começar pois Suspiria não é um enlatado americano. Existe uma grande dose de drama, desenvolvimento de histórias pessoais e uma preocupação com a estética pois o ballet, como elemento de liga do filme é essencial.

A experiência com dramas permitiu que Guadagnino conduzisse o filme mantendo a tensão principalmente por abusar do jogo de luzes entre o claro\escuro durante as interações dos personagens.

A edição é muito bem feita e as imagens perturbadoras chocam bastante e são usadas para avançar a história ao introduzir pequenos fragmentos do passado da protagonista.

MV5BN2JmOTZlMTktNDM2My00ZDJjLTg2NGUtYmEwMzgyOWM4OTBiXkEyXkFqcGdeQXVyNjQ4ODE4MzQ@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_

O roteiro de Dario Argento e  Daria Nicolodi foi utilizado sem alteração. Isso facilitou bastante a vida de Guadagnino que só precisou atualizar algumas referências e utilizou o tempo salvo pela existência do roteiro para focar na construção de uma estética mais moderna.

O roteiro não é linear e abusa de flashbacks e uma edição espetacular para introduzir fragmentos das histórias de muitas das personagens. Isso tambem permite estabelecer uma narrativa confusa que aumenta a sensação de aflição contribuindo para o terror psicológico.

O filme é tecnicamente perfeito. O jogo de luzes, o forte contraste entre claro\escuro ajuda na construção de um clima de conflito moral. A ambientação do filme, cujo cenário principal é uma antiga academia de ballet na Alemanha ocidental, é bastante claustrofóbico e as cenas externas em boa parte contém poucas pessoas em primeiro plano aumentando a sensação de isolamento.

MV5BYmI5YmEwYjAtYTJhOS00M2U5LTg0OTQtNTZmMzI1NzM0ZTU1XkEyXkFqcGdeQXVyODE1MjMyNzI@._V1_SY1000_SX1500_AL_

O elenco de Suspiria é fantástico. Guadagnino já trabalhou com Tilda Swinton em outros filmes e isso permite que ele trate a personagem dela com imensa deferência. Swinton atua de forma intensa e maternal.

Dakota Johnson, Mia Goth e Chloe  Grace Moretz (@ChloeGMoretz) são as protagonistas do filme e de certa maneira representam aspectos do sagrado feminino pois é atraves delas que nascem os conflitos, vem delas as ideias de cuidado e de ciclo de vida e morte. 

O filme faz um excelente trabalho ao transformar o que seria um trio de protagonistas frágeis em mulheres fortes, determinadas e dotadas de controle sobre seus futuros.

Soundtrack: Jump higher.

Veredito.

MV5BNWRkMDM0NGQtZjkxMC00Y2E3LTkxMmQtOTdmMDY1YTliOTZkXkEyXkFqcGdeQXVyMTYzMDM0NTU@._V1_SY1000_SX700_AL_

Suspiria is not you run of the mill terror movie. For starters it is a gore terror movie so you will see a lot of blood, a lot of guts and heads exploding but everything will make perfect sense and it will be poetic as a sinphony. No masked man running after you with a knife, axe or chainsaw.

Also the movie is pretty lenghty so buckle up for a long ride. The movie needs you to pay attention to every little thing that shows up specially thing at the back of the scenes.

Suspiria é um filme longo que foge do padrão americano de terror. Sua história é densa, as personagens complexas e a história demanda atenção. Se você gosta de filmes de terror irá apreciar o estilo europeu do gênero.

Merece 4 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s