Crítica: Holmes e Watson (Holmes & Watson 2018)

em

The story so far: Sherlock Holmes, England’s famous detective and Dr John H. Watson, his sidekick are morons but they manage to solve conundrums and put mysteries to rest. So now, they are leading an investigation that can prevent the murder of the Queen.

Sinopse

Sherlock Holmes é o detetive mais famoso da Inglaterra. Ele e seu parceiro, Dr John Watson são tremendos idiotas mas conseguem resolver charadas e mistérios como nenhuma outra dupla. Agora, devido a estas habilidades, eles estão liderando as investigações que podem prevenir a morte da Rainha da Inglaterra.

MV5BM2Q0Y2UyNDEtODE1NC00ZTUyLTgzY2EtNjliM2VjNDk3NTZjXkEyXkFqcGdeQXVyOTMyMjYwNTA@._V1_SX1777_CR0,0,1777,888_AL_

Crítica

Holmes & Watson é uma boa comédia e mesmo tendo problemas, as piadas, as situações cômicas e as críticas sociais e as atuações exageradamente comprometidas de Ferrel e Reilley conseguem manter a atenção de quem assiste ao filme e o resultado final é uma experiência prazerosa.

Esta não é a primeira tentativa de transformar a mitologia que envolve o maior detetive da Inglaterra. Atualmente existem séries de tv (Sherlock Holmes e Elementary ambas excelentes mas FILMose recomenda a última por ser mais atual e relevante) e em 2009, Robert Downey Jr e Jude Law levaram ao cinema uma versão divertida mas que era primordialmente, um filme de ação e aventura.

Então o que faz de Holmes e Watson uma boa comédia e um filme que vale ser visto? Sua relevância esta nas críticas sociais feitas em diferentes momentos do filme, a sinceridade cômica com que lidam com a relação abusiva entre os personagens principais e a dependência de substâncias químicas.

MV5BMWE3MGZkNmMtMTk2OS00MGIzLWIwMDUtOTYzZTJkNzVjMDg4XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

O filme é dirigido e roteirizado por Etan Cohen ( @etanjc ) que tem uma sólida carreira escrevendo comédias, seja para a televisão como a animação; Beavis e Butthead ou em filmes como Trovão Tropical, Madagascar 2, Men in Black 3 e Get Hard.

Destas experiências anteriores podemos identificar que Cohen gosta de mexer com elementos polêmicos. Provavelmente trouxe de Beavis e Butthead as piadas mais escatológicas e a forma natural com que aborda a questão das drogas.

Men in Black, Trovão Tropical e Get Hard mostram um dos aspectos mais significativos da direção de Cohen; sua preocupação em estabelecer relações emocionais entre os personagens principais que sejam honestas mesmo que não completamente reciprocas.

Cohen demonstra uma preocupação com este aspecto nos seus filmes, seja dirigindo ou escrevendo. Seus filmes acabam se tornando simpáticos a todos pois a medida que os personagens buscam uma conexão entre eles passam a compartilhas experiências positivas e emocionalmente acessíveis a todos.

MV5BMWY5MWRjM2UtM2E0ZC00YTc2LTk1NDQtNjcxOWExYzc4ZDQ1XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

O roteiro de Cohen é típico das comédias americanas que colocam personagens estranhos e socialmente desajustados em situações normais que acabam virando um emaranhado de conflitos a respeito de um objetivo.

A história é simples e sua execução bem feita: Holmes (Will Ferrel) e Watson (John C Reilly) tem que impedir que o gênio do crime Moriarty (Ralph Fiennes) mate a rainha da Inglaterra. A medida que as pistas surgem, conduzem os personagens principais através de lutas, visitas ao morgue e relações amorosas e amostras de masculinidade ampliadas por doses comedidas de drogas.

O melhor do filme são as adaptações de ações contemporâneas para a Inglaterra do seculo passado. Holmes é capaz de explicar como mandar um nude, um texto depois de beber e ate mesmo explica como sua selfie pode ser perfeita.

O filme é bem ambientado, o figurino e os demais elementos técnicos do filme são bons e o resultado é uma adaptação convincente.

MV5BMTk0YWZjM2YtNjQ4YS00NWNjLWFlYmQtYjc1ZjU3YTY4NDhiXkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

Will Ferrel transforma o sisudo e taciturno detetive em um personagem frágil emocionalmente mas mantém a arrogância esperada do detetive, somente o faz de forma exagerada, roubando inclusive elementos do personagem quando interpretado por Robert Downey Jr. Holmes se torna acessível a todos e a ideia de que ele seria um sociopata funcional se transforma e acabamos por aceitar que Holmes é uma pessoa amável.

Watson conforme interpretado por John C Reilly não é menos engraçado e simpático que o Holmes de Ferrel. Sua graça vem da simplicidade que o personagem apresenta e a forma infantil com que tenta obter de Holmes algum reconhecimento. Até mesmo o passado militar de Watson é apresentado de forma simpática.

Soundtrack: Elementary

Veredito.

MV5BNTIxNDk3NDEzMF5BMl5BanBnXkFtZTgwODg5NDM0NjM@._V1_

Holmes & Watson is a silly movie but it is not a bad one. Should I buy tickets right now to watch it or sell a kidney to have money to watch it in imax? No, but right now this movie is a comedy that deserves your attention.

The movie has a lot of qualities but lacks something that really shines. It is not a movie to watch uf you have some concerns about sex, drugs and some adult stuff.

Uma comédia divertida que vai agradar quem gosta do estilo americano de fazer rir.

Merece 3 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s