Capitã Marvel (Captain Marvel 2019)

The story so far: Vers is a member of an elite warrior team from the Kree empire that keeps Hala, the capital, and other planets safe from invaders.

Vers’s past is shrouded in mysteries and while solving a life long secret, she becomes the most powerful player in war between the Kree and the Earth and the only one capable of dealing with an universal menace.

Sinopse

Vers faz parte de uma tropa de guerreiros de elite que protegem o Império Kree de invasões e ameaças. Contudo, sua vida é um mistério e enquanto tentava desvendar seu passado, ela se tornou a arma mais poderosa em uma guerra entre os Kree e a Terra.

MV5BOTY5MTk5MjMwM15BMl5BanBnXkFtZTgwNzY4MDIxNzM@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_
Full battle mode

Crítica

Capitã Marvel é sem dúvida alguma, um dos blockbusters mais esperados do ano. O filme tem méritos, como explicar em uma história sólida e cativante, toda a organização do universo cinematográfico da Marvel, mas suas falhas são perceptíveis e impedem que um bom filme se transforme em um filme ótimo.

Capitã Marvel não tem paralelo entre personagens do Universo Cinematográfico da Marvel por vários motivos: obviamente se trata de uma personagem feminina autônoma (enquanto a Viúva Negra e a Feiticeira Escarlate são coadjuvantes) forte, sem com adotar esteriótipos ultrapassados de comportamentos. Ela é uma heroína completa, não precisou ser inspirada por outros nem busca a aprovação das pessoas a sua volta.

O mais impressionante. contudo, é como sua história difere da organização da história dos demais Vingadores que moldaram suas identidades com base em uma história de vida; por exemplo, o Capitão America já era altruísta antes dos poderes, Thor ja nasceu deus, somente deu um propósito a sua vida, Tony Stark já era um gênio antes de organizar sua vida em torno da personalidade do Homem de Ferro; somente para citar alguns.

Mas a Capitã Marvel antes mesmo de ter toda sua história revelada já se comportava como uma heroína, se definindo pela vontade de protegem quem precisa e ser justa com as pessoas a sua volta.

MV5BODIyNDQ4MDY1MV5BMl5BanBnXkFtZTgwNDc0MDQwNzM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,744_AL_
You don’t mess with a Kree warrior.

O filme é dirigido por Anna Boden e Ryan Fleck que juntos com outros 6 colaboradores construíram o roteiro de Capitã Marvel. Boden e Fleck são parceiros a mais de 10 anos e já dirigiram dramas como Sugar (2008) comédias dramáticas como It’s kind of a funny story (2010) e Mississipi Grid (2015).

Boden e Fleck são jovens diretores com um interesse pessoal em contar histórias de personagens que precisam se reencontrar ou reconstruir suas vias quando se veem diante de mudanças.

Eles trouxeram essa experiência e a aplicaram didaticamente em Capitã Marvel, que apesar de seguir cada passo da fórmula da Marvel no cinema (piadas, filmes leves sem grandes reflexões), tem elementos marcantes de dramas pessoais, de desenvolvimento de personagem (o filme lembra bastante as temáticas de filmes conhecidos como coming to age), questionamentos sobre seu papel na sociedade e principalmente de crescimento e empoderamento feminino.

O roteiro, que tem a participação dos diretores e seis outros colaboradores, é o maior problema do filme, não pela história-criar uma narrativa não sequencial, que mistura flashbacks com visões deixa o filme ágil – que é sólida e dinâmica para um filme de origem sobre uma personagem pouco conhecida fora do universo dos quadrinhos. Para um filme de ação, Capitã Marvel é fraco.

O filme não tem cenas marcantes de luta, principalmente pela escolha de como adaptar os Skrulls . Essa decisão limitou não somente as lutas do filme como economizou nos efeitos especiais (as transformações Skrull) que poderiam ser uma forma de destacar o filme.

Boden e Fleck estão acostumados a dirigir dramas pessoais, histórias centradas em relações complexas e situações de conflito inter e intrapessoais. Quando aceitaram dirigir um filme de ação, mantiveram as partes boas do drama mas não inseriram as cenas de ação que uma aventura como esta requer.

Isso faz com que o filme oscile bastante alternando bons momentos de desenvolvimento do personagem com poucas cenas de ação e as piadas que a franquia Marvel é reconhecida.

 O filme é muito bom tecnicamente. Os efeitos especiais que poderiam ser um destaque aparecem pouco nos Skrulls. nas cenas espaciais e quando a Capitã utiliza seus poderes. A maquiagem é impressionante para todas as raças alienígenas que aparecem, seja na simplicidade dos diferentes tons de pele Kree ou na construção dos Skrulls.

Os efeitos especiais dos uniformes Kree são fantásticos e deixam uma impressão nova no padrão visual da Marvel no cinema.

null
Captain Marvel !!!

CApitã MArvel tem basicamente 2 personagens principais e 3 personagens de apoio que merecem destaque.

Brie Larson (@brielarson)é uma atriz acostumada a fazer filmes de ação e ter papeis fortes que a destacam de suas contrapartes masculinas; Kong: Skull Island e Free Fire são bons exemplos de como ela sustenta com competência o papel principal.

A capitã MArvel de Larson é uma personagem forte, uma guerreira mas igualmente carismática; fica claro no filme que sua personagem não precisa de Nick Fury para realizar suas tarefas mas em momento algum ela diminuiu a importância do seu auxilio.

Samuel L Jackson (@SamuelLJackson) ganha um presente dos diretores e roteiristas. Neste filme Jackson tem a chance de reconstruir seu personagem e apresentar uma versão de Fury muito diferente da que estamos habituados. Mais leve e risonho o Nick Fury que aparece em Capitã Marvel é uma (mais) prova do talento de Jackson e da sua segurança como profissional pois ele permite que Larson comande o show.

Jude Law, Ben Mendelsohn (@BenMendelsohn_) e Annette Bening são os principais antagonistas e aliados secretos da Capitã Marvel. Annette Bening claramente deslocada decepciona um pouco em uma atuação limitada pelo pouco tempo de tela.

Law consegue sem muito esforço sem um personagem que suscita admiração e raiva e alguns bons momentos engraçados.Interpretando o personagem mais machista do filme, tanto nas falas quanto nas ações consegue chamar atenção.

 Mendelsohn, que FILmose aprendeu a admirar desde Ready Player One, interpreta de forma genial seu personagem. Sua dinâmica com Brie Larson anima bastante o filme.

Lashana Lynch (@LashanaLynch) merece um tremendo destaque. Sua personagem será reconhecida pelos fãs mais antigos da Marvel comics e é uma mistura de personagem principal com coadjuvante. O roteiro banaliza um pouco sua importância mas ela é a ligação entre os três atos do filme.

Soundtrack: Try not to smile while listening.

Veredito.

MV5BMjMyNDcyNjI3MV5BMl5BanBnXkFtZTgwMjc3MzA0NzM@._V1_SY1000_CR0,0,666,1000_AL_

Captain Marvel is definitively a movie you and your family may like to watch twice but that’s it. If you remember the feeling you left the theaters after watching Black Panther or Winter Soldier? You wont be feeling the same.

Is the movie any good? Hell yes! Does it deserve some criticism? Some, but none concerning Brie Larson. This movie may not age well and it may end up like a filler just like Ant-Man & The Wasp but it is funny and well put together package of adventure and action. But lacks some x factor to blow our minds.

Capitã Marvel é definitivamente um filme que você e sua família verão mais de uma vez, principalmente se gostarem de filmes de heróis e foram fãs da Marvel. O filme é bom mas merece algumas críticas quanto ao ritmo, poucas cenas de luta e efeitos especiais que poderiam ser melhor utilizados.

Capitã Marvel apresenta uma heroína extremamente poderosa mas o filme não faz jus a este tremendo poder.

Merece 3 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Talvez a 8 de março? 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Filmose disse:

      O filme estreia no Brasil amanhã. A data com certeza foi pensada para fortalecer uma das celebrações mais significativas do calendário mundial !

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s