Todos Já Sabem ( Todos lo Saben – original title- Everybody Knows)

The story so far: Laura, her daughter Irene and son Diego, are attending a family marriage in Spain, their mother’s birthplace. The party, the dance and the family reunion comes to a sudden end when  a tragedy takes place. Ins a small town, such event will shatter some friendships and unveil a dark family secret.

Sinopse

Laura e seus filhos Irene e Diego viajam para a Espanha para festejar um casamento. A festa, a dança e a reunião familiar, são interrompidas de forma abrupta quando ocorre uma tragédia. Em uma cidade pequena como a que estão, um evento como este pode para sempre destruir amizades e revelar segredos.

MV5BYTEyMzg0MmUtMzQ4OC00NDM4LTg0ZmMtZmQwM2Y2NWYzZDRhXkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

Crítica

Todos lo Saben\Todos já sabem é um bom filme, com um elenco competente, porém em muitos aspectos subaproveitado, e muito bem executado em sua simplicidade.

O cenário, uma bucólica cidade na Espanha, se torna o palco ideal para lidar com o mistério disparado pelo casamento da mais notória família local; e permite mesclar questões sociais com temas políticos pertinentes e contemporâneos.

As cenas externas não são as paisagens conhecidas da Espanha moderna mas mostram um cenário árido, que torna as relações especialmente sanguíneas e propensas ao atrito. A falta de atrativos, distrações e luxos, servem perfeitamente à história pois ajudam a mostrar elementos que permitem que as pessoas tomem decisões extremadas: a falta de conforto e expectativas pode conduzir qualquer um a tomar uma decisão problemática.

MV5BYjU1ZmE5MmQtYzVjZC00MjJkLTg4ZTMtMGJiY2NjM2MxZTg1XkEyXkFqcGdeQXVyNTc5OTMwOTQ@._V1_SY1000_CR0,0,1499,1000_AL_

O filme é dirigido por Asghar Farhadi um renomado cineasta da escola iraniana de cinema. Seus trabalhos mais famosos são: O apartamento, A separação e O passado, filmes que lidam com conflitos entre marido e mulher, aonde a obsessão de um prejudica e põem a vida do outro em risco.

A relação entre casais, parece ser o tema preferido de trabalho deste diretor; algo que faz com eficiência. Farhadi repete esta fórmula neste filme e trás um tratamento assimétrico a trama, pois a história se desenvolve através da relação entre 5 casais mas de forma não linear.

Farhadi não apresenta imediatamente a relação destes casais, levando o suspense até a derradeira cena do filme. É preciso conhecer os trabalhos anteriores do diretor para identificar a dinâmica destes casais e entender como eles dão vida e dimensão a trama.

O roteiro do proprio Farhadi pode ser avaliado por dois ângulos: a tragédia e seu desenvolvimento não é algo inédito, existem outros filmes que exploraram tramas similares. Apesar de prender a atenção de quem assiste não é o foco do filme.

O roteiro se torna interessante e bastante inovador quando desenvolve seus aspectos dramáticos e não policiais. A história dos personagens (todos carregam traumas, arrependimentos e ódio) é movida pelo conflito e todas as relações tem como base a desconfiança. É gratificante assistir um drama no qual o conflito é um elemento central para os personagens.

O elenco da produção envolve os melhores atores e atrizes de linda espanhola atualmente em atividade. Javier Bardem é sem dúvida alguma a forço que impulsiona o elenco, sua presença física imponente contrasta com a sensibilidade do personagem, assim como a beleza de Penélope Cruz se torna secundária diante do empenho em transformar sua personagem em uma mulher atingida por uma tragédia inesperada.

Ricardo Darín tem uma presença menor no filme. Se personagem tem pouco tempo de tela e não é uma peça importante para a trama. Uma pena a escalação deste porte para um papel secundário.

Soundtrack: the power of the spanish guitar.

Veredito.

MV5BNzMwNDQwNjc4N15BMl5BanBnXkFtZTgwMDM3OTY3NjM@._V1_SY1000_CR0,0,674,1000_AL_

Todos lo Sabem (Everybody Knows) is a crime\drama movie that will capture your attention. It is a very well executed movie, with no flare, no overly complex plot and a very intresting twist in the end.

Todos lo Sabem (Todos já sabem) é um filme de drama\crime que vai te cativar pela forma simples com que é executado, com um roteiro direto, sem uma trama complexa mas com uma grande revelação final.

Se você gosta de dramas leves, uma boa história de crime com excelentes atuações poderá se divertir bastante ao assistir esta produção. Não é um filme para adolescentes que não tenham um interesse particular pelo tema. Deve atrair um público mais adepto ao cinema europeu mas tem qualidades para ser interessante para quem esta acostumado ao enlatado americano.

Merece 3 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s