Aquaman.

The story so far: after battling Steppenwolf during the events in Justice League, Aquaman tries to mantain a low profile, acting only when duty calls.

Far from the casterly intrigues in Atlantis, Arthur keeps a healthy disdain of the underwater world, mantaining a secure distance from everything atlantean. But when a hero is in need, he jumps fists first to once again save the world.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sinopse.

Após combater Steppenwolf nos eventos que ocorreram no filme da Liga da Justiça; Aquaman procura manter um perfil discreto, deixando para atuar somente quando o dever chamar.

Longe das intrigas palacianas do Reino de Atlântida, Arthur Curry mantém um desprezo saudável a tudo relacionado ao reino submerso. Porém, quando o mundo precisa ser salvo, Aquaman salta, com os punhos cerrados para a ação!

MV5BMDA5NGZlYzQtNGUzNy00YmYzLThkNWEtOTI5ODNkZDFhZjQ3XkEyXkFqcGdeQXVyMzc0ODA1MjM@._V1_SY1000_CR0,0,933,1000_AL_
Four of five moments it is all it takes to be a hero. This is not one of those.

Crítica.

Aquaman é um filme absolutamente equilibrado; contendo em iguais proporções, ação, aventura, fantasia e toda computação gráfica que um filme de super-herói exige. Contudo, equilibrado não significa modesto na execução.

Equilibrado e grandioso são termos intercambiáveis neste caso, e necessários, para descrever o que alcança. Este é possivelmente, um dos filmes que melhor lida com a sua condição de filme de origem ao mesmo tempo que atualiza, avança e moderniza a mitologia deste heróis.

MV5BMDMwMjJhODktYzNjNi00MWI5LWE4NmItYzA1MDI0ZTU2NTUwXkEyXkFqcGdeQXVyNDQxNjcxNQ@@._V1_SY1000_CR0,0,1166,1000_AL_
Aquaman is adventure driven. Arthur and Mera must deal with a series of traps and riddles to obtain the trident of King Atlan.

O filme é dirigido James Wan (@creepypuppet)que tem um imenso curriculum como diretor e roteirista. Seus trabalhos incluem filmes de ação e terror, muitos dos quais, são filmes de origem ou reboots de franquias ja estabelecidas.

Seus trabalhos mais reconhecidos são filmes da franquia Jogos Mortais e Invocação do Mal, ambos do gênero terror. Recentemente dirigiu o sub-produto de Invocação do Mal, o insonso A freira; que apesar de ter seus méritos, não propósito maior, se limitando a ser mera produção destinada a tirar proveito dos fãs.

Anabelle, e sua continuação (que na verdade é um filme de origem- Anabelle: criação do mal) são filmes que serviram para solidificar Wan como um excelente diretor.

Estes filmes tambem apresentam o estilo Wan de direção. Protagonistas femininas fortes, que detém um real poder de liderança; personagens masculinos em sintonia com suas parceiras e que atuam em consonância com elas sem apaga-las. Seus filmes permitem atuações individuais complementam a atuação dos protagonistas como um casal, seus personagens são mais complexos, multidimensionais e que escondem dentro de si elementos sinistros.

O roteiro, de autoria de David Leslie Johnson e Will Beall é impecável. Johnson e Beall não são roteiristas com extensa produção mas vantagens claras, que os colocaram a frente de outros profissionais mais experientes: seus trabalhos são majoritariamente filmes de terror e ação medieval.

Johnson e Beall construíram um roteiro feito para a nova interpretação de Aquaman, que tem suas raízes em Os Novos 52, o evento de quadrinhos que reescreveu o universo da Dc. Este novo Arthur Curry seria mais pragmático, mais cruel e determinado.

Com o tempo e a definição de Momoa para viver o personagem no cinema, o visual “surfista bom moço”, deu lugar a um personagem mais envelhecido, com barba e sutis mudanças no uniforme que indicavam uma alteração que além de estética seria comportamental.

O roteiro costura de forma precisa a origem clássica dos quadrinhos com os eventos vistos nos primeiros arcos: Aquaman Vol. 1: The TrenchAquaman Vol. 2: The OthersAquaman Vol. 3 Throne of Atlantis (https://www.comicbookherald.com/aquaman-reading-order/) uma atualização da mitolçogia do herói, bem vinda e necessária.

Tecnicamente o filme é impressionante. A computação gráfica supera a desastrosa experiência de Liga da Justiça, na versão do filme em Imax, as filmagens “embaixo d’água” trazem ondulações que nos lembram com frequência onde o filme se passa.

Wan dirige com maestria algumas das melhores transições de cena -principalmente as que nos conduzem pela origem, treinamento e reconhecimento da herança atlante de Arthur- ao mesmo tempo que desenvolve a relação entre os personagens. O filme é ágil e preciso na narrativa e todos os acontecimentos parecem orgânicos.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Jason Momoa(@prideofgypsies) se apoderou da persona de Aquaman; nem Henry Cavill, Gal Gadot ou Ezra Miller conseguiram transformar tanto seus personagens quanto Momoa o fez.

Carismático, envolvente, convenientemente cínico e incrivelmente sensível, o Aquaman de Momoa realiza todo um crescimento ao longo do filme. De herói relutante, a baderneiro, de bastardo a rei dos mares, de filho a irmão; Momoa evolui com o personagem a cada arco que transcorre no filme.

Amber Heard não se apequena diante de Momoa. Sua personagem se beneficia imensamente da experiência do diretor em conduzir filmes protagonizados por casais de igual importância. Isso permite que Heard interprete uma personagem forte, distinta em sua trajetória e imensamente poderosa.

Patrick Wilson interpreta o vilão do filme mas não o principal antagonista. O mestre dos Mares que Wilson interpreta é um vilão clássico; com delírios de conquista e obsessão tirânica. O mestre dos Mares é a contrapartida necessária a Lex Luthor; intempestivo e furioso como o oceano que sonha em comandar.

Por vezes com um olhar psicótico conseguia congelar a cena em torno da sua atuação mas Wilson tambem conseguia transmitir a desorientação de Orm; quando se fazia necessário demonstrar que seu personagem em primeiro lugar, buscava sua identidade em um mundo adulto.

Yahya Abdul-Mateen é o verdadeiro antagonista do filme. E porque separar vilão de antagonista. Bom, para começar o vilão tem interesses mesquinhos e escusos. Manta se sente injustiçado, seu lugar não é o da conquista mas o da vingança justa e necessária. Sua vendeta com Aquaman é da ordem moral e de restituição emocional.

Soundtrack: fit for a king.

Veredito.

aquaman-movie-logo

A little side note: I’m a psychologist, i graduated a long time ago; a few years after that i obtained a degree in screenplay. I’m telling you guys that because i’ll let you in a secrect.

Every now and then, i start my movies reviews by the very end. This is a known technique that forces the writer to focus in order to make the bulk of a script fits an end. This helps a lot, especially when we have to write about something that matters and this movie matters.

Aquaman is the best action\adventure movie you will see this year. And it is bound to retain this title up until Avengers 4 hits the theaters in april next year. And what makes this movie so special?

Well we can say it is because of the script that combines a Indiana Jones\Goonies type of movie with a Terminator\Avatar action package. You may also say that James Wan is one the best storytellers of the last 10 years, someone that can direct a movie, imprint his style and preent something new every single time mixing action, comedy and when it is required terror. You can also count as a factor the imense charisma of Jason Momoa, who turn Aquaman into a myth.

The right answer is all of the above and none ate the same time. Aquaman is more than the sum of its parts; the movie is a puzzle where every piece is the whole picture in itself but if you isolate one part- like trying to make the movie works only based on the action- everything crumbles.

Aquaman will satisfy people who likes action, adventure, comedy and special effects. Mostly because the action is well connected to the adventure part that works with the comedy in conjuction with the special effects and the script. The movie is synergy pure and simple.

Aquaman é o melhor filme de ação e aventura do ano. E possivelmente manterá este titulo ate a estreia de Vingadores 4 em abril de 2019. Elementos diversos fazem de Aquaman um filme espetacular, principalmente porque seu roteiro combina uma aventura ao estilo Indiana Jones\Goonies com o pacote de ação de filmes como O Exterminador do Futuro ou Avatar.

Aquaman é o maior acerto da Warner\Dc, sua produção apresenta ainda mais cuidado e empenho do que aquela apresentada por Mulher-Maravilha. Imagine que este filme consiste de todos os acertos possíveis dos filmes anteriores da Warner\Dc em 2:10h sem interrupção.

MV5BMjE2MDg1OTg5NF5BMl5BanBnXkFtZTgwMTIwMTg0NjM@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_
What is greater then a King?

Merece 5 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Aphadolie disse:

    Je suis pressé de le voir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s