Crítica: I think we’re alone now.

The story so far: Del is a reclusive, grumpy and methodical man. So when an apocalyptic event wipes out everyone on earth, Del simple wake up and move on. He develop a new routine and with no one around he carries on his plan fo living a life of solitude and books. This perfect plan has only a single flaw: he is not the last person on earth….but may well be the last sane one.

Sinopse.

Del é um homem solitário, rabugento e metódico. Portanto, quando um evento cataclísmico aniquilou toda população da terra ele simplesmente seguiu com a sua vida. Ele desenvolveu uma nova rotina de solidão e livros e sem mais pessoas, tudo parecia perfeito.

Esta vida perfeita esta prestes a sofrer um contratempo: Del não é a única pessoa viva; mas pode ser a unica pessoa sã.

219646971_5812915373001_5812913672001-vs
When destiny comes knocking.

Crítica.

I Think we’re alone now é possivelmente o melhor drama\comédia\suspense (o filme suscita emoções correspondentes a estes gênero nesta ordem) que você irá ver este ano. O segredo para este elogio tão direto é simples: o filme não se prende a nenhum esteriótipo ao construir os personagens, não abusa de nenhum clichê e não fornece explicações nem se preocupa em ser didático, deixando que as nuances do filme sejam construídas por quem assiste.

O filme transcorre de forma fluida- o que significa dizer que a transição entre os gêneros é natural e até esperada- o roteiro é objetivo o que permite que cada diálogo, cada acontecimento tenha um valor independente e agregado ao filme. Os personagens mudam de maneira sutil mas contundente e os atores tem liberdade para agir de maneira natural.

287342372-2
You have a job to do. You must take care of all the corps. You have to lnow then in order to do it properly.

O filme é dirigido Reed Morano (@reedmorano) que tem um imenso curriculum como diretora e diretora de fotografia, o que ajuda a explicar as formas pouco comuns de posicionamento de câmera em um filme com tantas misturas de gênero.

Morano tem trabalhos importantes para a televisão; principalmente em séries que dão destaques a personagens mulheres, cito Halt and catch a Fire e The Handmaid’s tales para ilustrar. Isso ajuda na construção da dinâmica dos personagens durante o filme pois sentimos que existe um equilíbrio entre os principais personagens.

 A experiência de Morano na tv trás outra vantagem: suas cenas contam muitas histórias usando o mínimo de recursos. Sem diálogos grandiloquentes, sem abuso de traumas pessoais, sem personagens com grandes falhas morais ou caráter ilibado. O que acontece é natural a cena e devido a isso o filme é ágil.

A043C001_170409_R1VM_g_r709f.086493-e1537396649297

O roteiro foi escrito por Mike Makowsky (@mike_makowsky), um jack of all trades da industria cinematográfica. Sua experiência como ator, produtor e roteirista o transformam em um profissional consciente das necessidades especiais de cada filme.

Para I think we are alone now Makowsky quebrou a forma dos filmes pós-apocalipticos já que o herói do filme se recusa a assumir o papel de “última pessoa no planeta” e interpreta um homem solitário-que adora este status- focado em uma tarefa rotineira e maçante, desprovida de glória. Não existe um drama que se esconde dentro da trama para explicar as catástrofes, o roteiro apresenta as situações como elas são.

Todos os aspectos técnicos do filme são impressionantes. Da direção de fotografia, que apresenta lindas cenas, com boas tomadas amplas assim como closes dos atores principais quando se faz necessário intensificar o drama ou a comédia a paleta de cores que transita entre o azul e os tons de terra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Peter Dinklage (@Peter_Dinklage) é um ator excepcional, capaz de atuar em comédias e dramas. Sua carreira foi inquestionavelmente projetada pela sua atuação admirável em Game of thrones mas suas atuações não podem se basear somente no personagem da série.

Séries e filmes de comédia como 30 Rock e Death at the funeral mostram como seu humor é bem trabalhado. Dinklage assume com maestria sua condição social e usa suas limitações como uma armadura (sim eu fiz uma alusão a GOT). Sua veia dramática tambem pulsa forte e pode ser vista em Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, My Dinner with Hervé entre outros.

Em I Think we are alone now, Dinklage, pode aproveitar um roteiro excelente para mostrar em um filme somente sua capacidade de atuar. Sem precisar se utilizar de outros recursos dramáticos que não sua capacidade de atuar e sem precisar apelar para uma atuação afetada para fazer comédia Dinklage brilha quase que solitário no filme.

Elle Fanning (@ellefanning) ainda é muito comparada a sua irmã Dakota; ambas atuando dentro das mesmas limitações. Contudo neste filme Elle pode representar de forma dramática sem estar limitada pela sua idade. Segura, ela se agiganta quando atua com o suporte de Dinklage.

O elenco de suporte talvez seja um dos mais bem definidos: Paul Giamatti (@ThePaulGiamatti) é um ator talentoso e pessoalmente um dos meus atores preferidos. Capaz de atuar dentro do mesmo espaço de Dinklage mas com uma vantagem- Giamatti é capaz de atuar como um vilão\sociopata de maneira brilhante e assim o faz neste filme.

 Charlotte Gainsbourg é uma atriz dramática clássica e apesar do papel limitado neste filme mas ainda assim atua com clareza do papel e transmite a urgência da personagem.

Soundtrack: the soundtrack helps the movie a lot. The sinister music keeps the movie at a tense stage most of the time.

Veredito.

IThinkWereAloneNow_635x480

This movie is almost perfect. If you like a soft drama, with some hints of comedy and mistery you are in for a good time. The movie is pretty much straight foward, it tells you what you need to know to make it move on and let you thinking about all the small details.

The script is somehow original and the characters are unique in so many ways that it is easy to wonder why the movie does not last long. But that is good writting and good storytelling: you simple do not need to tell everyone everything that is how a mistery works.

Um dos melhores filmes do gênero drama\comédia\suspense disponível. Se você gosta destes tres estilos, sem que um predomine gritantemente sobre o outro ira adorar I think we are alone now.

Merece 5 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. forresting365 disse:

    Oh wow! I love them both and have not heard of this film! I’ll check it out! Thank You and Cheers! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s