Crítica:Legalize Já- A amizade nunca morre (brasilian movie)

The story so far: During the 90’s in Brasil an economic crisis hits the country hard. The president faces an impeachment action but the people era numb due to a lack of political background after 20 years of a dictatorship.

In the streets of Rio de Janeiro’s suburbs a new breed of brasilian teens grows among a cultural war. Marcelo and Skuns dreans of breaking all the rules and shake things up by singing about police brutality, politics and marijuana!

This is the true story about the best hardcore hiphop band in Brasil, Planet Hemp, and the political and musical revolution they spearheaded.

Sinopse

Durante a década de 90, o Brasil sofria com uma grave crise econômica e o presidente sofria um processo de impeachment. Com a população robotizada devido a 20 anos de ditadura militar uma revolução precisava ocorrer.

Dos subúrbios do Rio de Janeiro, uma nova geração de adolescentes cresce em meio a pobreza e da  ignorância. Preparados para liderar uma revolução cultural, Marcelo D2 e Skunk formam a maior banda de hardcore hiphop do pais e resolver cantar sobre abuso policial, corrupção e maconha!

0345299
When inspiration hits you must write it down

Crítica.

Legalize Já não é um filme sobre maconha (uma das mais engraçadas cena do filme debate esse tema de maneira genial) mas um drama muito bem dirigido, dinâmico, tenso sem apelar para uma sentimentalização da história dos personagens e com a melhor edição e direção de fotografia de um filme nacional nos últimos anos e também sobre brenfa.

A história do Planet Hemp é o fundo para o desenvolvimento de duas narrativas distintas que constantemente se cruzam e se distanciam. O filme inicialmente estabelece dois protagonistas; Marcelo (#Renato Góes) e Skunk (#Ícaro Silva –  impecável) que encaram a vida de maneira similar mas solucionam as dificuldades que aparecem de forma distinta: Marcelo inicialmente foge de suas responsabilidades enquanto Skunk busca seu espaço no mundo através do universo criativo da música.

20180829112910559876i
Practice makes perfect

O filme é conduzido de maneira brilhante, ao invés de investir somente na criação do Planet Hemp, o que banalizaria o filme, os diretores; Johnny Araújo e Gustavo Bonafé, criam um ambiente propicio para apresentar o crescimento pessoal dos protagonistas e desse crescimento, da resolução de conflitos, surge a banda, o reflexo da vida destes artistas.

Araújo e Bonafé mostram sintonia na direção do filme e optam por focar nos dramas pessoais e poupam quem assiste ao filme de uma produção mais engajada sem contudo deixar de discutir os valores da descriminalização. Ao evitar fazer um filme panfletário o tema aparece de forma natural e pode ser discutido.

http_o.aolcdn.comhssstoragemidas4a98386a42d3188a5fc94fab7f06b058206625011unnamed
Strike a pose and light one for the road.

O roteiro, a edição e a direção de fotografia são excepcionais. O filme tem um tratamento que remete a década de 90, cru e sem brilho, por vezes descolorido.

O posicionamento de câmera muda para ajustar ao impacto da cena o que deixa o filme bem dinâmico e exige de quem assiste, atenção, pois nem sempre a importância da cena esta em primeiro plano. O roteiro cobre do momento do encontro entre D2 e Skunk ate o lançamento do cd Usuário.

Soundtrack: You may not undertand a single word so you have to believe me that the lyrics are great.

Veredito.

images (2)

One of the best action movies out there when it comes to drama. If you never watch a brasilian movie before, this is may change what you think of my country and culture.
O filme merece ser indicado a um oscar. Simples, direto, forte e inteligente. O que mais pedir de um filme?

Merece 4 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s