Crítica: Assassinato no Expresso Oriente (Murder on the Orient Express)1974

This post movie review will help young viewer learn about the original movie. Filmose will be at the press screening of the 2017 version today and we will post some photos at our instagran. Please follow us and help build an army of movie goers.

The story so far: Hercule Poirot, a world famous detective, just finish a case helping the english military solving a big problem in Jordan. Now, tired from all the work, he was hopeing for a quite travel from Turkey to London on the famous Orient Express. But on a train full os strange and famous people, one murder may change how he fells about revange.

MV5BMjEzNWNmMWYtZTU0OS00MjAwLTkwOWUtODQ3YWRlZmFjODE2XkEyXkFqcGdeQXVyNjUwNzk3NDc@._V1_

Sinopse.

Após resolver u caso para os militares ingleses na Jordânia, o famoso detetive Hercule Poirot; espera uma viagem tranquila, de volta para sua casa. Contudo, ao embarcar no famoso Expresso do Oriente, um trem cheio de pessoas excêntricas e famosas, sua paz é perturbada por um assassinato cheio de detalhes intrigantes. Um caso que fará com que Poirot reveja seus conceitos sobre vingança.

MV5BMGEwNWQzMzUtOTNkNS00Y2FiLWFjZDctMjk1ODI4ZmM0N2RhXkEyXkFqcGdeQXVyNjUwNzk3NDc@._V1_

Crítica.

Assassinato no Expresso Oriente é um filme clássico, com uma fotografia muito bonita, atuações impressionantes, riqueza em detalhes e personagens bem construídos.

A direção de Sidney Lumet, um dos maiores nomes do cinema americano, é típica da época: visceral, com cenas bem editadas, ágeis no seu desenvolvimento e principalmente focadas nos atores, como instrumento para o desenvolvimento da trama.
MV5BMTQ2NDI5NzgtMDQ3Yy00OWQ2LWI5YjctOWYwNWFhZGM0Y2NlXkEyXkFqcGdeQXVyMjExMjk0ODk@._V1_SY1000_CR0,0,1486,1000_AL_

Lumet, construiu uma carreira impressionante; seus filmes apresentam sempre um conflito moral. Seus protagonistas são assombrados pelo conflito que existe entre o dever e o senso de justiça. Duas das suas mais importantes contribuições para o cinema: Doze homens e uma sentença (12 angry men de 1957) e Um dia de cão (Dog’s Day de 1975) – filmes que precisam ser vistos por quem gosta de cinema- seguem esta fórmula, assim como Assassinato no Expresso Oriente.

Doze homens e uma sentença influenciou bastante a produção de Assassinato no Expresso Oriente: o confinamento, a relação de conflito entre os protagonistas, a influência da história de cada personagem na trama que agora os une e a dúvida moral que acompanha cada diálogo. Um dia de Cão, o seu filme seguinte, apresenta estes mesmo elementos, e solidificando um estilo de direção único de Lumet.

Lumet utiliza de forma genial a limitação de espaço criado pelo confinamento em um trem. O filme tem três atos bem distintos e ocorre principalmente em três cenários.

 

MV5BMTQ4NjExNTk5M15BMl5BanBnXkFtZTgwMzQ4NjIwMjE@._V1_SX1396_CR0,0,1396,999_AL_

 

O primeiro ato apresenta os personagens, da uma pequena dica da personalidade de cada um e define o protagonista como um homem de forte senso ético. As cenas são vivas, com cores fortes e uma paleta cheia de contrates, principalmente entre o vermelho, o branco e o preto.

O segundo ato ocorre inteiramente nas cabines e acomodações dos principais passageiros e é limitada por um estreito corredor. A sensação é que o filme quer conduzir a quem assiste a pensar que toda ação é linear, que tudo ocorre de forma cartesiana com causa e efeito claros e lógicos. O corredor tambem define uma noção de contato, de proximidade, como se indicasse que todos os personagens tem alguma ligação entre eles.

MV5BNmQ5MTk2ZTUtYzA5Zi00Y2M3LTkzZTUtZGRjYzlhNDAzNTg5XkEyXkFqcGdeQXVyMjExMjk0ODk@._V1_SY1000_CR0,0,1668,1000_AL_

O terceiro ato se passa em uma ampla cabine, os personagens são convidados a confrontarem Hercule Poirot e suas perguntas. Esse espaço amplo propicio para o diálogo, é cheio de detalhes, como se a cena nos intimasse a prestar atenção em tudo. O clima convidativo contrasta fortemente com o espaço opressor das cabines.

Paul Dehn adaptou a obra de Agatha Christie para o cinema e nos presenteou com bons diálogos e um filme dinâmico e inteligente.

MV5BZGEzZGY1YWEtZDE2My00ODgzLTk0YTMtYzdmNDAwOGIyOWFiL2ltYWdlL2ltYWdlXkEyXkFqcGdeQXVyNTQxMTIxMTk@._V1_SY1000_CR0,0,1333,1000_AL_

 

Tecnicamente o filme é muito bom. A paleta de cores variada, o estilo do diretor e o roteiro propiciam um belo espetáculo visual. Nao existem muito o que comentar sobre como a câmera é utilziada, são mistos de closes e enquadramento americano. Os cortes são rápidos para acompanhar a velocidade dos diálogos.

MV5BMTUwNDUwMDQxN15BMl5BanBnXkFtZTgwNTU4NjIwMjE@._V1_SY1000_CR0,0,1221,1000_AL_Albert Finney, um ator conhecido do público mais jovem por seu excelente trabalho em Skyfall, Big Fish e O Ultimato Bourne, tem uma extensa carreira. Finney é visicamente parecido com o estranho belga Hercule Poirot: baixinho, rotundo e desinteressante. 

Sua interpretação é genial. Os maneirismo de Poirot, são perfeitamente traduzidos para o filme por este excelente ator. Ele é a peça chave da trama, tudo ocorre através do seu contato com os outros personagens.

Ora paternal, ora inquisidor espanhol, por vezes calmo outras vezes colérico e agitado. A interpretação de Finney define o filme e suas nuances.

MV5BMTY2MjI3MDkzN15BMl5BanBnXkFtZTgwNDM4NjIwMjE@._V1_SY1000_CR0,0,806,1000_AL_

O elenco de apoio é um dos melhores do cinema.

Vanessa Redgrave esta discreta e quase tímida no filme. Ela faz o par com o colérico e tonitruante Sean Connery.

Lauren Baccall rouba todas as cenas em que aparece, inclusive apagando a brilhante atuação de Finney. Sua personagem é intrigante e insuportavelmente chata. Michael York e Jaqueline Bisset fazem um recluso casal aristocrático em perfeita sintonia.

MV5BODE2ODQwNDAtNzExNC00M2FiLWEzMjctNDgxMjFlM2FjMzIwXkEyXkFqcGdeQXVyNjUwNzk3NDc@._V1_

Soundtrack – Orchestra music!!!

MV5BYjNlOTAzYzktNTc4MC00ODhjLWJiMmEtOGZiMjcyODkyZDkwXkEyXkFqcGdeQXVyMTkzODcxMzI@._V1_

Veredito.

Um filme genial. Quem aprecia um bom filme de detetive vai adorar esta produção.

A critica só foi possível graças a inspiração de Ruth F.

Merece 4 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane  slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s