Crítica: Kingsman- O Círculo Dourado (Kingsman: the Golden Circle 2017)

The story so far: After the events of the first mission; Eggsy is now a full fledged Kingsman agent, carrying the code name Galahad.

One night, he is targeted by some agents from a rival, and to this point, unknown, evil organization. This first attack was just the beggining of a systematic effort to erase the Kingsman. Now, Eggsy and Merlin must work together to make sure this new villain will perish and the Kingsman survives.

MV5BNGFhYTI0YTYtMTY3OS00N2JhLTg0NDUtOWJiZTljZTJmY2ZjXkEyXkFqcGdeQXVyNDg2MjUxNjM@._V1_SY1000_CR0,0,1471,1000_AL_

Sinopse.

Eggsy é agora um agente sênior da organização Kingsman. Usando o codinome Galahad, ele é o responsável pelas missões secretas, juntamente com seus companheiros de organização.

Um dia, ele acaba se tornado alvo de um ataque de uma organização, ate o momento, desconhecida. Esta primeira investida faz parte de um plano maior para eliminar qualquer resistência que os agentes da kingsman possam oferecer.

Agora Galahad e Merlin precisam trabalhar juntos para que este novo vilão não triunfe.

MV5BMmYxMjkyNWQtZTQ4Ni00MmNlLWI4NjktZjRhNTY5NDZlZjc0XkEyXkFqcGdeQXVyNjkxODQ2MDk@._V1_SY1000_CR0,0,1333,1000_AL_

Crítica.

Matthew Vaughn é um diretor com oito bons filmes no curriculum; entre Layer Cake (seu primeiro filme de 2004- um drama leve com ação policial) e Kingsman, sua produção mais recente, Vaughn acumulou uma inegável experiência em filmes de ação com uma violência que é ao mesmo tempo chocante (como em Kick Ass) e esteticamente agradável.
MV5BN2FlYWY5NGEtNjk5Zi00ODE4LWE2N2QtMjEwNTBjMTg0ZTI4XkEyXkFqcGdeQXVyNDg2MjUxNjM@._V1_SY1000_SX1500_AL_

Vaughn manteve nesta continuação todos os elementos que transformaram o primeiro filme em um sucesso inesperado. Quanto ao aspecto estético, o filme parece uma mistura de estilos da década de 60,70 e 80, o figurino é um elemento a parte do filme e merece sem comentado.

Os personagens são construídos de forma muito inteligente e na linha temporal dos filmes de espião; se situam entre o 007 de Roger Moore e Flint, o espião malandro de James Coboun. Existe uma tentação em dizer que Austin Powers, o espião amalucado de Mike Myers pode ser visto como uma influência, contudo, apesar do filme ter um tom de comédia, ela é uma ligação entre os eventos e não o tema principal, diferente dos filmes de Myers, aonde a comédia é o elemento principal.
MV5BZGVjYjAyN2EtMDM5ZS00OTExLTg1YTAtOTUyMWJkOWU5ODY2XkEyXkFqcGdeQXVyNDg2MjUxNjM@._V1_SY1000_SX1500_AL_

 

O roteiro desta continuação é de Jane Goldman, que trabalhou com Vaughn (que participou na construção da história) em seus tres filmes de maior repercussão: Kick Ass, X-man first class e Kingsman.

Asim como no primeiro filme, Kingsman- o circulo dourado tem uma história complexa, cheia de nuances, por vezes focada nos conflitos pessoais dos personagens, por vezes centrada na ação como condutora da história. Existem espaço para as piadas picantes, as cenas sexies, o drama que constituí a relação de Eggsy e Hart.

MV5BM2Y1YjAxMWMtZGUyZi00ZjYxLWI2YzAtNjYzN2JhNTMxZDFmXkEyXkFqcGdeQXVyNjkxODQ2MDk@._V1_SY1000_CR0,0,1333,1000_AL_

O melhor do roteiro é a forma como o segundo filme da franquia se integra ao primeiro. Quase não existe espaço para critica quanto aos acontecimentos, um dos pontos altos do filme é a relação entre os vilões, como o vácuo deixado por um permite o crescimento do outro.

O filme tem espaço para uma crítica brutal ao atual cenário político americano, criticando a falência do sistema se saúde e o processo de elitização americana, com a forte guinada para a direita radical.

Kinsgman: the golden circle makes a powerful statement against the american policical background. It talks about the alt right mentality creeping into the White House, the lack of emphaty and the straight hate against the poor and those in need.

MV5BMjYzY2NjMzktNDNhZi00MTMxLTliMGItMGI3ZTJjNmUzYzQzXkEyXkFqcGdeQXVyNjkxODQ2MDk@._V1_SY1000_CR0,0,1333,1000_AL_

 

Taron Egerton é um jovem ator com poucos filmes em sua carreira. É provável que Egerton tenha encontrado seu nicho em Kingsman; apesar da atuação impressionante em Eddie the Eagle (veja a crítica na página oficial de FILMose no Facebook: https://www.facebook.com/Filmose/photos/a.1209982589018308.1073741828.1209419562407944/1302604403089459/?type=3&permPage=1), em seus outros filmes ele parece deslocado em papeis em que é necessário uma atuação mais intensa.

Egerton merece ser mencionado com honra pois atua ao lado de atores consagrados como Mark Strong e Colin Firth sem se intimidar e mesmo diante de atores que poderiam competir diretamente com ele, como é o caso de Channing Tatum, sua atuação se destaca.

MV5BZTVkODM2NjQtYzU4YS00ZmRhLWFjZjgtMjQ0MzJhNzcxODZiXkEyXkFqcGdeQXVyNjkxODQ2MDk@._V1_SY1000_CR0,0,1333,1000_AL_

 

Colin Firth e Mark Strong ocupam o mesmo espaço no filme, ambos são mentores do personagem de Egerton. Firth demonstra que, mesmo aos 57 anos honra a tradição de espiões-cavaleiros: não somente ele demonstra vitalidade para um filme de ação como é um ponto focal de drama nesta sequencia. Suas atuações em comédias românticas não o transformaram em um ator limitado. Sua presença fisica no filme impressiona e intimida ate mesmo seu colega Mark Strong, um gigante de 1,88 de altura.

Mark Strong é outro ator que demonstra estar confortável no papel do cientista e analista Merlin. Transitando bem entre a comédia e o drama ele estabelece uma relação carinhosa com Eggsy. Seu personagem é quem apresenta a mais impressionante evolução da franquia

MV5BZTQxNTk5NGYtNWI0Yi00OWIzLWE4MzYtYzhjNmIyMjZiYmIyXkEyXkFqcGdeQXVyNDQwMTQ5ODk@._V1_

Jeff Bridges e Channing Tatum aparecem pouco no filme, o suficiente para estabelecer a cadeia hierárquica dos agentes americanos. Halle Berry tem uma pequena participação no filme como o equivalente americano de Merlin.

Pedro Pascal, aproveitando o reconhecimento de seu trabalho em Game of Thrones, ganha um bom papel, inteligente e bem construído, seu personagem tem o maior destaque entre os agentes amaricanos

Julianne Moore é uma clássica vilã americana. Focada, fria, empresarialmente maligna. Uma das melhores coisas do filme.

Elton John é um bom cantor

Soundtrack. – A good mix of songs for a very good movie.

Veredito.

MV5BNjM1NTk2YzgtNjUxNS00MjRlLWI4Y2UtYTJiNTk4NGJhYjJmXkEyXkFqcGdeQXVyMzU5NjU1MDA@._V1_SY1000_CR0,0,710,1000_AL_

 

Um filme impressionante. Um das poucas continuações que supera o original. Um filme ágil, cheio de ação e integrado ao primeiro filme.

O público alvo é claro, adultos e adolescentes com mais de 15 anos. O filme tem uma das melhores cenas de abertura do ano, rivalizando com a abertura de Guardiões da Galáxia.

Merece 5 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane   slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane   slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s