Crítica:What Happaned to Monday? (NetFlix 2017 – Onde esta segunda?)

The story so far: Right now, the humam race is depleting earth’s resources. We already suffer from pollutian in a global scale, there is not enough food for our ever growing population and war rages on. In order to prevent extintion a few politicians harbingers a new era of humam procreation: the only child law.

From now on, each family will be allowed only one child and the others will be put to sleep in a cryo chamber, to be aweken in a near future; a better one.

So, when Karen Settman gives birth to seven girl and dies due child labor, her brother decides to take care of the girls and devise a ruse to fool those who will eventually seek to do harm to the girls. Everything was working like a charm until one monday….every thing changes.

MV5BNzMyZTZmZmUtYWI2MC00ZjU2LTkwOGQtYTliMjhmNmFkMjY4XkEyXkFqcGdeQXVyNDkzNTM2ODg@._V1_SX1777_CR0,0,1777,999_AL_.jpg

Sinopse.

Em um futuro distópico, devido a inúmeros problemas como falta de alimento, super população e guerras, alguns políticos sugerem uma lei que regulamenta a procriação. A lei do filho único visa controlar quantos filhos um casal pode ter e com isso melhor utilizar os recursos do planeta. As crianças que não são autorizadas acabam sendo levadas para uma câmara de congelamento, aonde aguardam uma melhora no cenário mundial.

Algumas pessoas, como Karen Settman, desafiam a lei e acabam tendo mais de um filho, no caso dela; sete meninas. Ela acaba morrendo durante o parte e o tio das crianças se responsabiliza em cria-las, criando para isso um engodo, que permite suas sobrinhas viverem com a identidade da mãe.

As sete irmãs viveram em relativa harmonia, ate que em uma segunda-feira, tudo muda.

MV5BYzA1NmQ2MTEtMGUwNC00NGJkLThlZDUtYzdkZjM4OTMwNzgwXkEyXkFqcGdeQXVyMzY0MTE3NzU@._V1_SX1777_CR0,0,1777,744_AL_.jpg

Crítica.

Tommy Wirkola, um diretor norueguês, não é um nome muito reconhecido, seu primeiro filme, Kill Buljo (2007) uma paródia norueguesa de Kill Bill não fez muito sucesso. Seus filmes posteriores, apesar de muito bons (Dead Snow 1 & 2 – Zumbis na Neve) apelam para um segmento muito especifico de cinéfilos, aqueles que gostam de terrir\terredy (terror com comedia\terror and comedy).

Tanto Dead Snow 1 &2 são bons filmes, com o roteiro apresentando uma mitologia inédita para o gênero, doses equilibradas de terror, suspense e comédia. Os outros aspectos técnicos do filme são marcantes, acima da média para este tipo de produção; mesmo assim, ambos os filmes alcançaram um sucesso limitado ao seu público alvo.

Em Aonde esta Segunda, Wirkola conta com o suporte do Netflix, o que garante qualidade técnica e um bom fluxo de dinheiro para efeitos especiais e construção do roteiro.
MV5BMjgzOTVhODQtMDkzZC00ZjNhLTlkMjItYWRmZGZkNjliY2VmXkEyXkFqcGdeQXVyMzY0MTE3NzU@._V1_SX1777_CR0,0,1777,744_AL_.jpg

Wirkola conduz um filme impecável, com bons elementos dos clássicos filmes de futuro distópico. A paleta de cores é pouco marcante, com o azul , cinza e sépia e tons de terra predominando nas cenas. A direção também consegue apresentar um cenário opressor, tanto na casa das irmãs, o único refúgio do filme, quanto nas tomadas externas, utilizando recursos simples como ocupar as ruas com extras usando guarda-chuvas; pequenos indícios de quem Wirkola sabe controlar os espaços no filme e tem um grande futuro pela frente.

A ideia de super-população e opressão se faz sentir tanto na casa das irmãs, com a rígida rotina de reuniões e preparos, quanto na rua, com os pontos de checagem e os inúmeros cartazes ao melhor estilo totalitarista.
MV5BMjdmZDlhZGQtY2I3Yy00ZmY1LWE1ODAtZDAzNTZlMmExMzljXkEyXkFqcGdeQXVyNDkzNTM2ODg@._V1_SY1000_CR0,0,1502,1000_AL_.jpg

Max Botkin e Kerry Williamson, responsáveis pelo roteiro apresentam uma história inteligente, cuja linearidade é quebrada por flash backs, utilizados para construir a personalidade das irmãs e contrasta-las com suas equivalentes mais velhas.

Botkin e Willianson, apesar de familiarizados com o universo cinematográfico, como produtores, tem pouca experiência com roteiros. Isso não aparece neste trabalho mais recente mas existem problemas superáveis com este roteiro, o mais gritante e a construção dos muitos personagens, principalmente as irmãs, muitas das quais, são somente elementos no filme, não apresentam alguma relevância.

MV5BYTRhYTA3ZWItOTM3YS00NWQ2LWE2YzAtMzNmNjA5Njk3MTVmXkEyXkFqcGdeQXVyMzY0MTE3NzU@._V1_SX1777_CR0,0,1777,744_AL_.jpg

Mesmo sendo uma história linear, que não exige atenção ou ate mesmo conhecimento prévio do conteúdo dos livros, o roteiro não da informações básicas sobre a mitologia dos mundos que estão sob a proteção da Torre Negra. Em muitos filmes, o didatismo (a mania de explicar cada detalhe) atrapalha o desenvolvimento do roteiro; aqui a falta de explicação tem o efeito oposto; sem informação sobre os personagens se torna quase impossível se importar com alguém, seja herói ou vilão.

O roteiro não é coeso, personagens são introduzidos em momentos aleatórios para depois  perderem relevância. Por vezes os personagens tem interações completamente vazias; o roteiro acaba se tornam genérico, sem novidade e atrativo.

MV5BZjA2NjE3NDItYzE0Yi00YTYwLTk2ZWMtMmY1ZWRjMGVmZDdjXkEyXkFqcGdeQXVyNDkzNTM2ODg@._V1_SY1000_SX1500_AL_.jpg

Os vilões tambem soam genérico. Os principais antagonistas muitas vezes são meros tipos silenciosos com habilidades consideráveis ou dotados de muita sorte. A real ameaça é apresentada pela personagem de Glenn Close, que infelizmente, tem pouco tempo de tela.

Glenn Close contudo apresenta uma de suas melhores atuações nos últimos anos, uma personagem fria e guiada por uma noção de moral distorcida, que faz dela uma personagem fria mas intensa. Sua interpretação apesar de limitada pelo tempo de tela são os momentos mais aguardados da trama.

MV5BOGE5ZmVjOGUtZmQzOS00OGQyLWEwNDEtNjkyNDRiZTBhNDA1XkEyXkFqcGdeQXVyNDkzNTM2ODg@._V1_.jpg

Noomi Rapace, a protagonista deste filme, traz uma apresentação incrível. Mesmo que falhe em apresentar maiores nuances entre as irmãs, ela consegue atuar de forma incrível, oferecendo uma mudança física notável entre elas.

O elenco de suporte não é impressionante e merece somente a menção de ajudar a trama a avançar de maneira harmoniosa.

MV5BYzA2ZjkzY2MtZTNlNy00Mzg2LWE1MjUtMTA0ODcxYmQ3MjIyXkEyXkFqcGdeQXVyNDkzNTM2ODg@._V1_SY1000_CR0,0,666,1000_AL_.jpg

Soundtrack. – the sound of division

Veredito.

MV5BOWVmYmUyYzEtZjE1OC00OGRlLTg0ODEtNjVkN2Y0OTdmOThjXkEyXkFqcGdeQXVyMzY0MTE3NzU@._V1_SY1000_CR0,0,666,1000_AL_.jpg

Um filme inteligente, dinâmico e cheio de ação. Merece ser visto por toda a familia, contem uma breve cena de sexo mas irrelevante.

Existem pequenas falhas na edição e as dificuldades normais de criar sete pessoas na mesma cena mas isso não atrapalha a dinâmica do filme

Merece 4 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane   slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane   slow_clap_citizen_kane

6 comentários Adicione o seu

  1. Jauch disse:

    Gostei da dica 🙂
    Obrigado! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Filmose disse:

      Cara vc vai adorar o filme. Tem bastante suspense. Contudo; se vc ficar atento, descobre a trama em 40m de filme. Isso não e ruim só mostra que ele chamou sua atenção

      Curtido por 1 pessoa

      1. Jauch disse:

        Eu costumo descobrir a trama dos filmes muito facilmente. É muito raro não descobrir como vai terminar. Mas nem sempre isso é mal. Se o filme for bom (boas interpretações, por exemplo), eu gosto mesmo assim 🙂

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s