Crítica Inédita: Operação Antropoide.

Sinopse.

Em 1942, o governo da Czechoslovakia situado em Londres, em conjunto com os aliados, decide autorizar a Operação Antropoide; um conjunto de ações furtivas destinadas ao assassinato de Reinhard Heydrich, o terceiro comandante mais importante do Reich Nazista e responsável pela execução da solução final; o extermínio sistemático de minorias étnicas.

Os responsáveis pela missão; Jan e Josef, dois paraquedistas treinados em operações especiais, tem que lidar com toda logística da ação. Entre traidores, civis inocentes e seu dever para com a nação e o esforço de guerra; estes dois soldados tentam realizar um dos feitos mais importantes da guerra: para um monstro nazista com exercito a sua disposição e crueldade ilimitada.

 

Crítica.

Sean Ellis, responsável pela direção e pelo roteiro, não é um diretor com muita bagagem mas isso não o impediu de fazer um filme cheio de qualidades.

Preso a um roteiro muito especifico, sem a possibilidade de alterar um filme baseado em fatos reais e tão importantes, ele conseguiu dar alguma agilidade a produção sem transforma-la em um filme de ação; ao mesmo tempo que trabalhou bem o desenvolvimentismo dos personagens e assim pode avançar, o que seria uma história monótona, em diferentes frentes.

Jamie Dornan é um ator competente porem instável, seus personagens podem ser tão rasos e opacos como Christian Grey, de 50 Tons de cinza ou tão intensos e carismáticos como Pat Quinlan, de O cerco a Jadotaville. Nesta caso temos uma interpretação marcante, capaz de transmitir uma gama de emoções importantes para construir um personagem de importância histórica.

Contudo, sua atuação empalidece diante da intensidade do personagem de Cilian Murphy, que rouba cada segundo das cenas em que aparece. Pragmático, seco, frustrado, ansioso, apaixonado; Cilian Murphy domina tudo o que o filme exige dele, sobrando para os demais personagens apoiarem sua atuação.

Charlotte Le Bon e Anna Geislerová tem atuações marcantes porem são meros artifícios. Criadas para humanizar os heróis da trama, que não poderiam passar como assassinos frios.

 

 Tema.

O que você faria na posição de Jan e Josef? Sacrificaria sua familia e amigos, alem de milhares de civis, para atingir um objetivo militar sem muito sentido? Ou esqueceria suas obrigações com a pátria para viver uma vida normal entre os escombros de uma cidade tomada pelos nazistas?

Operação Antropoide não é um filme sobre o nazismo, ou escolhas difíceis em tempos de guerra; mas um filme sobre a natureza belicosa do ser humano. Dada a escolha entre uma solução pacífica e um confronto armado, somos, como espécie, quase condicionados a escolher o conflito.

Veredito.

Operação antropoide é um bom filme com defeitos significativos; o roteiro é limitado e lento; a ação não é suficiente para animar quem espera um filme agitado cheio de explosões e tiros e o suspense do filme, necessário para manter a atenção vem em doses esporádicas.

A atuação de Cilian Murphy é responsável por sustentar esta produção.

Quem gosta de filmes de guerra, histórias baseadas em fatos reais e uma boa dose de heroísmo vai adorar este filme. Quem espera um filme de guerra poderá se decepcionar

Merece 2 Clapping Kanes.

slow_clap_citizen_kane slow_clap_citizen_kane

Dados históricos.

https://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Anthropoid

 

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. Perspectiva interessante. Eu sinceramente não consigo entender como um filme desse passou despercebido pelo grande público. Um filmaço!! Fazia tempo que não assistia um filme de guerra tão bom, com boas atuações e muito bem feito. Um filme histórico que merecia a atenção devida para fazer jus a produção do filme, mas infelizmente passou batido. Emocionante. Adorei! Os paraquedistas responsáveis por serem os executores da missão são interpretados por Jamie Dornan (Ján Kubiš ) e Cillian Murphy (Josef Gabcík) que fazem personagens que estão extremamente focados em realiza-la. O elenco de apoio também faz um trabalho competente em servir de inspiração, causando dúvidas e pondo em cheque a moralidade e os ideais das personagens principais. O desenvolvimento de personagens neste filme não é algo que convence porque ele não existe, o filme é focado em apenas mostrar a missão e suas consequências para os envolvidos e para toda nação checa.

    Curtir

  2. Andrea disse:

    Este filme é muito bom porque eu gosto de Jamie Dornan. Na verdade não sou muito fã do seu trabalho, mas no trailer da Meu Jantar com Hervé me surpreendeu. Acho que se consolidou como ator e conseguiu encantar ao espectador. Recomendo muito o filme, vi que também será um dos mais interessantes filmes de Jamie Dornan, é uma historia que vale a pena ver. Realmente vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme para assistir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s